Logo Folha de Pernambuco

CINEMA

Documentário "Incompatível com a vida" ganha sessão com debate no Recife

Filme venceu a edição 2023 do festival É Tudo Verdade

"Incompatível com a vida""Incompatível com a vida" - Foto: Divulgação

Vencedor do festival É Tudo Verdade deste ano, o documentário "Incompatível com a vida" ganha sessão no Recife neste sábado (18), às 19h30, no Cinema da Fundação/Porto. A exibição será seguida de debate apresentado por Mariana Genescá, sócia fundadora da tva2.doc!, e mediado pelo coletivo Mulheres no Audiovisual Pernambuco (MAPE), com as participações do Dr. Olímpio Moraes, médico obstetra do Cisam, da diretora Eliza Capai e de Alana Sales, uma das personagens do longa-metragem.

O título "incompatível com a vida" é um termo médico para o diagnóstico pré-natal de malformação congênita de um bebê que não sobreviverá fora do útero. No filme, a partir do registro de sua gravidez frustrada, Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua.

A cineasta conseguiu realizar uma interrupção de gravidez pelo sistema público de saúde de Portugal. Sua jornada é acompanhada de perto na produção, assim como os encontros com outras mulheres que receberam o mesmo diagnóstico. As vozes reunidas no longa refletem sobre temas universais, como vida, morte, luto e políticas públicas, colocando em discussão o direito de escolha ao aborto no Brasil.

Qualificado para o Oscar 2024, o documentário foi exibido em novembro no Hollywood Brazilian Film Festival, em Los Angeles, e também em Nova Iorque. A obra foi um dos destaques da mostra O Estado das Coisas, durante a Première Brasil do Festival do Rio 2023. 

Veja também

Em 'Queer', Daniel Craig vive protagonista que se apaixona por homem mais jovem
CINEMA

Em 'Queer', Daniel Craig vive protagonista que se apaixona por homem mais jovem: "Acho risível a masculinidade", diz ator

Numanice: o samba de Ludmilla
Entrevista

Numanice: o samba de Ludmilla; cantora faz show este sábado (23) no Centro de Convenções

Newsletter