Drake volta a proibir transmissão de show, desta vez no Lollapalooza Argentina
Vinda do canadense ao Rock In Rio 2019 foi marcada por polêmicas dentro e fora do palco; Cantor voltará ao Brasil no fim de março
Drake foi a principal atração do Lollapalooza Argentina na última sexta-feira (17), mas sua passagem pelo festival foi marcada por polêmicas que levaram os fãs a criticarem o rapper. Sua apresentação, que estava prevista para durar 1h30 como de costume para headliners em festivais, teve apenas 45 minutos. Além disso, foi proibida a transmissão ao vivo, o que o canadense já tinha feito no Rock In Rio, em 2019.
Drake, que é um dos destaques do Lollapalooza Brasil, no qual se apresenta no domingo (26), teve uma passagem com tretas dentro e fora dos palcos brasileiros em 2019. As versões das músicas do setlist foram bem menores, o que gerou críticas do público.
Na ocasião, o artista pediu desculpas sobre o veto à transmissão do show pela TV, e alegou que não sabia qual seria o resultado da apresentação porque chovia no dia. Fãs do rapper que não compareceram ao festival lamentaram a atitude, assim como Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.
Leia também
• Drake tem lucro de R$ 2,6 milhões no Super Bowl, mesmo errando maioria das apostas
• Lollapalooza anuncia line-up com Drake, Billie Eilish, Blink 182 e anuncia preços; confira
• Kanye e Drake selam as pazes e fazem show
Relembre as polêmicas de Drake no Rock In Rio
1. Não falou com fãs no aeroporto
A chegada de Drake no Brasil já começou problemática. Momentos depois de pousar na cidade do Rio de Janeiro em seu avião batizado de AirDrake, avaliado em R$ 400 milhões, o canadense passou direto pelos fãs que o receberam no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. O rapper foi em direção ao carro de maneira nada calorosa, nem cumprimentando de longe quem esperava por ele no local.
2. Esnobou a comida brasileira
Segundo uma fonte do jornal "Extra", o cantor não comeu nada que foi preparado para ele pelos funcionários do hotel de luxo em que ficou hospedado, em Copacabana. Ele trouxe seu próprio chef, que preparou tudo o que Drake comeu durante sua estadia — até as batatas-fritas vieram de fora e foram preparadas pela equipe do artista. Mesmo visitando o restaurante do hotel — e saindo sem consumir nada —, Drake não deu gorjeta aos funcionários que o atenderam.
3. Demitiu funcionário antes do show
Insatisfeito com iluminação e áudio, Drake acabou demitindo um de seus funcionários antes de abrir a primeira noite de show do Rock in Rio. O engenheiro de luz de Drake, responsável pela estética e iluminação de suas apresentações voltou para casa, enquanto o rapper se apresentava para milhares de pessoas em sua primeira passagem pelo país. Ele não teve seu nome divulgado.
4. Impediu a transmissão do show
Pouco antes de sua apresentação no Rock In Rio, o canadense informou que não autorizava a transmissão de seu show na televisão, tampouco fotos oficiais. Fãs do rapper que não compareceram ao festival lamentaram a atitude nas redes sociais, assim como Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio: "Infelizmente, por algum motivo que a gente não tem certeza qual é, ele não quer. A gente realmente lamenta que quem está em casa não vai poder acompanhar."
Em resposta, o canal Multishow, que faria a transmissão, informou que "foi totalmente pego de surpresa" e decidiu exibir o show de Rihanna, cantora com quem o astro já se relacionou.
5. Vetou a tirolesa na Cidade do Rock
Além da transmissão de seu show e das fotos oficiais, Drake decidiu vetar a tirolesa, uma das atrações mais procuradas do festival. O rapper não explicou a decisão de interromper o brinquedo durante a sua apresentação.
6. Não cantou músicas inteiras
Durante sua perfomance, Drake optou por encurtar muitas de suas músicas, para que a temperatura do público não diminuísse — atitude condenada por muitos que acompanham o show ao vivo. Alguns fãs alegaram que pagaram o valor do ingresso para ouvir as músicas completas, e não parte delas. Por outro lado, mesmo com a chuva e com seus hits mais curtos, Drake deixou o palco afirmando que aquela foi a melhor apresentação de sua vida.
7. Fez show mal iluminado
Outra coisa que incomodou os fãs do rapper foi a escuridão durante o show. O tempo todo na penumbra, que compunha a estética da apresentação, Drake mal aparecia no telão, dificultando registros. Se a proibição da transmissão não foi o suficiente, a (quase nenhuma) iluminação do palco deixava claro que Drake não queria imagens daquele momento.
8. Não convenceu ao pedir desculpas
Depois de toda a confusão causada, Drake usou suas redes sociais para se justificar: "Desculpe a todos pela transmissão ao vivo do @rockinrio. O tempo estava imprevisível, pois estava chovendo quando subi no palco e não sabíamos qual seria o resultado do show. Minhas desculpas em nome da Mãe Natureza ... Voltarei para mais!", escreveu ele.
As "desculpas" não convenceram o público, que voltou a criticar o rapper nas redes. E eles não foram os únicos a tecer comentários negativos sobre a passagem do canadense. O diretor de TV Boninho também fez questão de se pronunciar via Twitter.
— Não é verdade! Você pisou na bola por absoluta falta de respeito com o público brasileiro. Muito antes da chuva, você já não tinha liberado o show. Mandou seu light designer embora, deu piti geral. Simplesmente não quis liberar. Uma pena para seus fãs brasileiros.