Duo Repercuti lança single com música inédita de Amaro Freitas
Faixa fará parte do álbum "O Som das Baquetas", do duo formado por Emerson Coelho e Emerson Rodrigues, com apoio do Rumos Itaú Cultural, a ser lançado em outubro
O duo Repercuti, formado pelos percussionistas Emerson Coelho e Emerson Rodrigues, lança nas plataformas de música, nesta sexta-feira (30), a faixa “Chick Corea Forever”, homenagem do pianista Amaro Freitas ao também pianista norte-americano falecido em 2021. A faixa integrará o álbum “O Som das Baquetas”, que contou com o apoio do Rumos Itaú Cultural (2019-2020), que estreia em formato show no dia 18 de outubro, no Teatro Marco Camarotti, do Sesc Santo Amaro.
O álbum reúne seis obras inéditas de músicos pernambucanos. O trabalho chega primeiro nas plataformas digitais, para estrear em . A direção musical é do baiano Aquim Sacramento. Os "Emersons" formam o duo, ensaiam, apresentam-se e compõem juntos. Juntos também dividem a paixão pela percussão.
Leia também
• Tulipa Ruiz lança disco com canções inéditas
• Isadora Melo põe as vestes de compositora em novo disco "Anagrama"
• João Donato lança "Serotonina", seu primeiro disco em 20 anos
O single
A composição, com pouco mais do que quatro minutos de duração, foi arranjada para percussão pelo músico Henrique Albino, que também participa do disco com uma inédita. Os integrantes do duo Repercuti explicam o desafio de trabalhar na musicalização da obra, executada com marimba de cinco oitavos e vibrafone.
“Foi um trabalho intenso. Discutimos para que instrumento seria, a extensão que funcionaria para cada instrumento... Não é algo muito simples, se toma muitas decisões. Desde o início, tínhamos este desejo de gravar uma música de Amaro [Freitas] e tivemos a sorte de ele ter a disponibilidade de compor para este álbum. É uma obra superbem construída musicalmente”, destaca Pequeno.
“Por seu lado virtuosístico, pelo processo de escolha dos timbres, com maestria, Albino fez a transcrição e arranjos da obra, criou esta separação de vozes explorando as regiões graves e agudas dos instrumentos, entre o papel de quem faz o acompanhamento e quem seria o solo, permitindo que eles dialoguem nos arranjos. Pequeno toca uma marimba de cinco oitavas e eu, um vibrafone, com uma tecla a mais, o Mi grave”, explica Coelho, sobre as adaptações pensadas por Albino para chegar ao resultado final da faixa.
O Duo
Criado em 2016, quando seus integrantes cursavam o Bacharelado em Percussão Erudita na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Repercuti fez sua estreia na Semana da Música, evento promovido pela universidade em 2016, na Capela do Convento de Santo Antônio, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A ousadia em inovar num formato incomum para a percussão segue como diferencial: trata-se do primeiro duo de percussão criado e em atividade em Pernambuco.
Com trajetórias musicais semelhantes, Emerson Coelho e Emerson Rodrigues (Pequeno) uniram-se pelo desejo de refletir sobre a prática artística no vasto universo dos instrumentos percussivos (ainda desconhecido pelo grande público), tendo como foco o estudo de obras de compositores variados, buscando experimentar sonoridades propondo um diálogo entre a percussão erudita e a percussão popular. A música chegou para os artistas de maneiras distintas, já que Pequeno cresceu em família de religião evangélica e tocando na igreja, enquanto Coelho desde a infância teve contato com os ritmos populares e as tradições afrobrasileiras.
“Em 2016, a gente adotava na UFPE o repertório individual e o de grupo. E havia aquela vontade de explorar outras possibilidades, como o formato duo. Sempre fui mais voltado à percussão erudita, desde que iniciei lá na Orquestra Criança Cidadã. Coelho traz o erudito, mas também a percussão da rua, do maracatu, é mais solto no improviso, e fomos estudando juntos naturalmente. Aos poucos, veio a necessidade de nos apresentarmos como duo”, explica Pequeno.
Em 2019, o duo Repercuti foi selecionado para integrar a programação de Espetáculos Musicais do Espaço Cultural BNDES / Temporada 2019- 2020, no Rio de Janeiro. Em 2019, foi contemplado no edital Rumos Itaú Cultural 2019-2020, por meio do qual gravou o seu primeiro trabalho, “O Som das Baquetas”, de onde deriva o single “Chick Corea Forever”.
Amaro Freitas
Aclamado pelo público e pela crítica, tanto no Brasil quanto em outros países, o pianista pernambucano Amaro Freitas teceu elogios ao trabalho do Repercuti. Para ele, acompanhar a gravação de “O Som das Baquetas” se tornar realidade é algo emocionante.
“Para mim, que também venho da periferia, e tive acesso ao teclado e depois ao piano, é um momento feliz e que emociona. Ver Pequeno, que veio do Coque, e Coelho, que é de Igarassu, uma cidade sem tanta estrutura quanto o Recife, é ver como a música pode atuar contra o racismo, várias crenças e bandeiras”, comenta o pianista, que tem três discos gravados com o Amaro Freitas Trio, desde 2016. “Quando a gente dá mais acesso às pessoas, vemos a importância das políticas públicas”, acredita o artista, citando como exemplo o Rumos Itaú Cultural, ao apoiar um trabalho como este.
SERVIÇO:
Lançamento do single Chick Corea Forever
Dia 30 de setembro
Disponível nas plataformas de streaming
Link para o pré-save