Logo Folha de Pernambuco

DIA DO FREVO

É dia do frevo, meu bem! Gênero atravessa gerações como símbolo da nossa cultura

Patrimônio Cultura, o Frevo é celebrado neste 9 de fevereiro

Dia do Frevo é celebrado nesta quinta-feira, 9 de fevereiroDia do Frevo é celebrado nesta quinta-feira, 9 de fevereiro - Foto: Alfeu Tavares/arquivo folha

Pernambuco tem uma dança que nenhuma terra tem", já escrevia o mestre Capiba, em referência a este ritmo que embala a Folia de Momo e dá orgulho ao gentílico desta Terra de Altos Coqueiros.

Era do frevo que ele falava, verdadeiro sinônimo de alegria para os pernambucanos, frevo de várias canções, que são verdadeiros hinos populares. E neste 9 de fevereiro celebramos, localmente, o Dia do Frevo.

 

Quem nunca subiu as ladeiras de Olinda ao som dos clarins de momo e o povo aclamando o esplendor do seu magnífico Carnaval? Ou brincou nas troças dos blocos líricos do Recife? O frevo que embala as marchinhas fazem parte não mais apenas do período carnavalesco, mas do cotidiano cultural desse povo.

Mais pernambucano não há
O mesmo frevo que aclamou nomes como Nelson Ferreira, Getúlio Cavalcanti, Claudionor Germano, Nena Queiroga, Alceu Valença, Maestros Spok e Forró e Formiga, entre tantos outros, continua vivo e mantendo suas tradições. Um ritmo tão pernambucano como este não há, o frevo imponente dá ao Estado, queiram ou não queiram os juízes, o melhor Carnaval desse nosso Brasil

Celebrado nacionalmente no dia 14 de setembro, o frevo é grande demais para apenas um dia, e Pernambuco o celebra neste 9 de fevereiro, data em que o ritmo foi citado pela primeira vez na imprensa, no ano de 1907, no extinto Jornal Pequeno. 
 

Dia do Frevo é celebrado nesta 9 de fevereiro

Cem anos depois, nesta mesma data, o frevo recebia em 2007, o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Não parando por aí, em 2012, foi a vez da Unesco entregar o ritmo de DNA genuinamente local, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Hoje, é dia de celebrá-lo, dia de exaltar nossa cultura, dia de vivenciar a dança “que vai e que vem”. Hoje é dia do frevo, meu bem

Veja também

Esposa de Maurício Kubrusly explica por que topou filme que aborda diagnóstico de demência do marido
documentário

Esposa de Maurício Kubrusly explica por que topou filme que aborda diagnóstico de demência do marido

Exposição ''Insistância'' aporta na galeria Águas Belas, no Recife
EXPOSIÇÃO

Exposição ''Insistância'' aporta na galeria Águas Belas, no Recife

Newsletter