Editora francesa publicará diário inédito de esposa do autor de 'Lolita'
Obra será colocada à venda em francês em 4 de outubro
Um diário inédito mantido por Vera Nabokov, a esposa do escritor de origem russa Vladimir Nabokov sobre o escândalo e a loucura em torno do romance "Lolita" será publicado na França, anunciou sua editora francesa nesta sexta-feira (16).
"O furacão Lolita (diário 1958-1959)", de 128 páginas, não foi publicado até agora, inclusive na língua em que foi escrito, o inglês.
Será colocado à venda em francês em 4 de outubro, informou a editora L'Herne, que dedicará também uma revista especial (Cahiers de L'Herne) ao seu esposo Vladimir.
Leia também
• Autor do livro "Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento" realiza palestra no Tacaruna
• Escritora e poeta Ezter Liu lança "Balaclava", seu quarto livro, no Recife
• Livro "Pelas ruas que andei" reúne vida e obra do músico Alceu Valença. Confira os detalhes
Ambos eram emigrantes russos que se conheceram e se casaram em Berlim nos anos 1920.
"Lolita" foi publicado em Paris, em inglês, em 1955. Narra a obsessão de um professor por uma adolescente com quem foge.
Os editores americanos não se atreveram a publicar esse romance de tom escandaloso.
Em várias ocasiões, Vladimir Nabokov esteve a ponto de queimar o manuscrito original, mas sua esposa Vera conseguiu evitar.
"Poucos meses antes de seu lançamento, o autor e sua esposa, Vera Nabokov, pressentem que essa publicação será uma reviravolta decisiva na carreira de Vladimir e decidem manter um registro dos acontecimentos. Apesar de haver alguns relatos de Vladimir, é, principalmente, Vera quem manterá esse diário até agosto de 1960", explica a L'Herne na apresentação.
Em um trecho publicado pela editora, Vera Nabokov descreve o seu marido como "sereno e indiferente" às solicitações dos jornalistas.