Em pré-estreia, Paixão de Cristo de Nova Jerusalém renova emoção e encanto
Um dos momentos que geram maior comoção na peça é o encontro de Maria, mãe de Jesus, com seu filho, após a crucificação
Emoção e encanto marcaram a pré-estreia da 56ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Nesta sexta-feira (12), o elenco da nova temporada apresentou em primeira mão, aos convidados presentes na cidade-teatro de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, o que o público poderá acompanhar de sábado (12) até o dia 20 de abril.
A chuva quase atrapalhou a sessão, que teve início com 40 minutos de atraso, devido ao mau tempo. Passado o temporal, o ator José Loreto subiu ao palco pela primeira vez como Jesus Cristo, após a polêmica envolvendo sua participação no desfile da escola de samba carioca Vila Isabel, no Carnaval deste ano. Na ocasião, o ator representou o diabo na Sapucaí, atraindo críticas nas redes sociais.
Leia também
• Paixão de Cristo de Nova Jerusalém inicia nova temporada neste sábado (12)
• Cheia de novidades, Paixão de Cristo de Triunfo chega a meio século de tradição e fé
• Paixão de Cristo de Olinda traz Antônio Conselheiro para a história de Jesus Cristo
Apesar da polêmica, Loreto foi mantido pela produção no papel. Ele contracena com outros nomes conhecidos da teledramaturgia, além de 50 artistas pernambucanos e cerca de 300 figurantes.
Em coletiva de imprensa, após a pré-estreia da peça, Loreto falou sobre as críticas que recebeu nas redes sociais. "Me bateu tão mal a forma agressiva que algumas pessoas vieram comentar. Mas acho que fiz o caminho certo. Estou mais perto de Jesus do que qualquer outra coisa", afirmou.
Um dos momentos que geram maior comoção na peça é o encontro de Maria, mãe de Jesus, com seu filho, após a crucificação. Quem vive a mulher é Letícia Sabatella, que já integrou o elenco da Paixão em 1993. Na época, ela interpretou Verônica, seguidora que enxuga o rosto de Cristo em seu caminho até a cruz. Desde então, a personagem deixou de aparecer na montagem, sendo retomada nesta edição pela atriz pernambucana Angélica Zenith.
"Na primeira vez que eu vim, vivi uma experiência que transformou a minha vida. Meu encanto é ver o quanto dessa tradição foi mantida e o quanto cresceu e melhorou", aponta Sabatella.
Outro antigo parceiro da encenação é Werner Schünemann, retomando o papel de Herodes, defendido por ele em 2008. Estreando no espetáculo, estão Leopoldo Pacheco, como Pilatos, e Luana Cavalcante, na pele de Herodíades.