Logo Folha de Pernambuco

André Porciuncula

Em resposta a Paulo Coelho, braço direito de Mario Frias chama escritor de 'maconheiro' e 'idiota'

André Porciuncula rebateu postagem do autor, a respeito de viagem adiada da dupla após críticas à ida do Secretário de Cultura a Nova York

Paulo CoelhoPaulo Coelho - Foto: Niels Ackermann/Lundi13/Folhapress

O secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciuncula, chamou Paulo Coelho de e "maconheiro" e "idiota" em resposta a uma postagem do escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, que mencionava o cancelamento da ida de uma comitiva da Secretaria Especial da Cultura para Rússia, Hungria e Polônia, revelado pelo colunista Lauro Jardim neste sábado (12).

A viagem, na qual Porciuncula acompanharia Mario Frias, foi suspensa após críticas à ida do secretário da Cultura para Nova York por R$ 39 mil para se encontrar com o ex-lutador de jiu-jítsu Renzo Gracie.

Em sua conta no Twitter, o escritor chamou Frias e Porciuncula de "palermas", citando a informação de que os dois não acompanhariam Jair Bolsonaro em viagem oficial à Rússia: "Finalmente uma boa decisão de @jairbolsonaro: limar os palermas @mfriasoficial e @andreporci - que prometem e não mostram os recibos da mamata da viagem aos EUA - de continuar o turismo tosco".

Porciuncula rebateu dizendo que a viagem foi adiada devido a "tensões na região": "Maconheiro, palerma é você. A viagem foi remarcada devido as tensões na região, mas ainda iremos, temos acordos culturais internacionais para celebrar com a Rússia e Hungria. E idiota, eu não fui para NY, Mário fez uma delegação pequena e econômica".

Na noite de sábado, Frias e Porciuncula fizeram uma live para explicar a viagem para Nova York, que está sendo investigada pelo Ministério Público, e falar sobre as recentes mudanças nas regras da Lei Rouanet. Frias disse que viajou de classe econônima e dividiu quarto com o secretário adjunto Helio Ferraz e que a razão da visita foi conhecer "o mercado da Broadway".

André Porciuncula e Mário FriasAndré Porciuncula e Mário Frias | Foto: Reprodução redes sociais 

 

—  Estávamos desenvolvendo o projeto da IN (Instrução Normativa da Rouanet) e essa viagem foi com intuito de conversar com o mercado da Broadway, que se autosustenta, para ver onde esses caras acertam. Queríamos trazer ideias para cá. O objetivo era enxergar como aquele mercado consegue tanto sucesso, enquanto aqui a gente continua dependendo de milhões — disse Frias.

Na live, a dupla chegou a citar Paulo Coelho e o projeto que ele ajudou a financiar, o Festival de Jazz do Capão, que foi vetado pela Secretaria Especial da Cultura na Rouanet após postagem do evento se declarando "antifascista".

Veja também

Saiba quais são os filmes que podem ''roubar'' o Oscar de ''Ainda Estou Aqui''
OSCAR 2025

Saiba quais são os filmes que podem ''roubar'' o Oscar de ''Ainda Estou Aqui''

Livro sobre direção de fotografia será lançado nesta sexta (22), na Unicap; confira
LITERATURA

Livro sobre direção de fotografia será lançado nesta sexta (22), na Unicap; confira

Newsletter