Logo Folha de Pernambuco

Arte

#EmCasaComSesc: música, teatro e dança na programação da semana

Gratuita, a série traz apresentações em formato híbrido desde o início da pandemia

Grupo Samba de DandaraGrupo Samba de Dandara - Foto: Reprodução/Youtube

A série #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, segue com a programação diversificada de música, teatro e dança. Em formato híbrido, as apresentações acontecem direto dos palcos do espaço, sem plateia e com transmissão virtual, ou as performances de artistas direto de suas casas. A exibição é feita no Instagram Sesc Ao Vivo e no canal do YouTube.

Na terça-feira (17), dia do Instrumental Sesc Brasil no palco do Sesc Consolação, Olivinho Quarteto mostra composições para a sanfona genuinamente brasileira. O repertório do show inclui ritmos como baião, xote, arrasta-pé, choro e gafieira. 
Já na quinta-feira (19), o compositor e violonista carioca Guinga se apresenta direto de sua casa, no Rio de Janeiro, com o espetáculo solo "Canções Necessárias". Durante a live, o artista percorre obras de seus mais de 40 anos de carreira, destacando as canções feitas ao lado de parceiros.

Na sexta-feira (20), o Sesc Pinheiros é palco da live "Samba de Dandara Convida Graça Braga e Raquel Tobias". Nesta roda de samba especialmente criada para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Samba de Dandara recebe Graça Braga e Raquel Tobias, duas das mais importantes intérpretes e compositoras negras de São Paulo. O projeto carrega em seu nome o peso e a inspiração de Dandara, mulher negra, guerreira e referência histórica na luta contra a escravização.

E, no sábado (21), é a vez do grupo paulistano Premê se apresentar no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros. Fundado em 1976 por estudantes da USP com o nome "Premeditando o Breque", o grupo lançou em 2019, pelo Selo Sesc, um box com toda a sua discografia, composta de seis álbuns. 

Dança

Também na terça-feira (17), diretamente de Salvador – BA, o coletivo Casa 4 apresenta o espetáculo "Casa4 em Casa". Em cena, o grupo se propõe a revisitar seu próprio trabalho e a ressignificar as trajetórias individuais de seus integrantes nestes tempos de coronavírus. 

Na quinta-feira (19), é a vez da Cia Artesãos do Corpo apresentar direto do Sesc 24 de Maio o espetáculo "8 Meses em 2020". A montagem é uma coletânea de cenas retiradas de duas criações do repertório da companhia: "E a Garça Canta Com Tristeza", cujas cenas buscam um retorno ao corpo sensível como um contraponto ao programado, serial e previsível, e "Estranhos Seres Nebulosos e Ilusórios", na qual os intérpretes buscam um corpo cênico que dialogue com as ideias de demolição, implosão, desconstrução, ocupação, despejo e deslocamento, em uma paisagem impermanente feita de memórias, sombras, vestígios e ausências. 

A série de apresentações de dança permanece às terças e quintas, às 21h.

Teatro

Na quarta-feira (18/11), com transmissão do Sesc Ipiranga, o CaTI - Caxote Teatro Íntimo encena o espetáculo "Ex-Gordo", com texto e direção de Fernando Aveiro, que também interpreta o protagonista, e codireção de Naiene Sanchez.

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, na sexta-feira (20/11) - data em que a série Teatro #EmCasaComSesc completa 100 lives apresentadas -, o Sesc Santo Amaro recebe "PROT{AGÔ}NISTAS", espetáculo que estreou em abril de 2019 no Festival Internacional de Circo de São Paulo FIC-SP. Com direção de Ricardo Rodrigues, o espetáculo circense reúne elenco formado por artistas negros da dança, da música e do circo. 

No domingo (22/11), Laura Nielsen, do Teatro Inominável, encena diretamente de sua casa, no Rio de Janeiro, o monólogo "Dentro", com dramaturgia de Diogo Liberano e direção de Natássia Vello. A peça fala de Leonor, uma mulher de 40 anos que volta à casa que um dia foi de sua família para tomar um café com suas antepassadas mortas.

Com mais de 100 peças apresentadas no projeto, o #EmCasaComSesc continua, no horário das 21h, aos domingos, quartas e sextas, apresentando o trabalho de atores e atrizes nos palcos dos teatros.

 

Veja também

Newsletter