Entenda por que Fernanda Torres tem mais chances no Globo de Ouro; indicações saem nesta segunda (9)
Atriz pode ser indicada por 'Ainda estou aqui'
Vinte e cinco anos depois de Fernanda Montenegro ser indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz por "Central do Brasil", Fernanda Torres pode repetir a dose na família.
Serão conhecidos, nesta segunda-feira (9), a partir das 10h15 (horário de Brasília), os atores, filmes e séries que concorrem aos prêmios distribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, e a expectativa de que a protagonista de " Ainda estou aqui" receba atenção é grande.
Diferentemente do Oscar, o Globo de Ouro divide as categorias de atuação em comédia/musical e drama, com seis nomes em cada gênero. Com isso, são indicados, no total, 12 atrizes e 12 atores. No Oscar, são apenas cinco mulheres e cinco homens, independentemente do tipo de filme.
Leia também
• Selton Mello diz que teve depressão após emagrecimento para filme "Ainda Estou Aqui"
• "Não era para ser", diz Mariana Lima, primeira opção para viver Eunice Paiva em 'Ainda Estou Aqui'
• "Ainda estou aqui" entra na lista de melhores filmes do ano do National Board of Review
No esquema do Globo de Ouro, portanto, Fernanda tem ainda mais chances de receber uma indicação e ser consagrada, uma vez que atrizes de comédias e musicais concorrem separadamente.
A "Variety", uma das principais publicações americanas de cinema, colocou Fernanda numa lista de apostas a indicadas ao Globo de Ouro. Com ela, acredita a revista, estará Angelina Jolie (pelo filme "Maria"), Nicole Kidman (por "Babygirl"), Tilda Swinton (por "O quarto ao lado"), Saoirse Ronan (por "The Outrun"), Marianne Jean-Baptiste (por "Hard Truths").
Na noite do último domingo, a brasileira ficou com o segundo lugar do prêmio de melhor atuação dado pela Associação de Críticos de Los Angeles. Ela compartilhou a colocação com Demi Moore, protagonista do terror "A substância". O prêmio, um dos mais respeitados de Hollywood, adota, pelo terceiro ano, categorias de atuação neutras em termos de gênero. Ou seja, não há separação de "melhor atriz" ou "melhor ator".
Campanha para o Oscar
Maior público do cinema brasileiro desde a pandemia, com 2,3 milhões de ingressos vendidos, o filme está em plena campanha para o maior prêmio da indústria cinematográfica. É uma empreitada que exige dedicação, especialmente do diretor, Walter Salles, e dos protagonistas, Fernanda Torres e Selton Mello, que interpretam Eunice e Rubens Paiva na adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho do casal.
— Perdi a conta das horas de voo. Foi zigue-zague sobre o Atlântico. Se tudo der errado, já posso tentar a vida de aeromoça. Achei que ficaria dezembro em casa, mas já estou de volta à Europa, com sessões em Londres, Paris, Madri e Porto. Em janeiro, volto a Los Angeles — contou Fernanda Torres, por e-mail, ao GLOBO. — Lido com uma etapa de cada vez, para não enlouquecer. Mas estou feliz, porque essas coisas acontecem raramente na vida. O importante é fazer o filme ser visto.