Escritora pernambucana Ana Júlia lança livro na Bienal do Livro, neste sábado (14)
"Luiza", lançado pela editora Novas Ases, foi escrito em homenagem à irmã da autora, in memoriam
O livro de poemas "Luiza", da jovem escritora pernambucana Ana Júlia, será lançado no Recife neste final de semana, durante a Bienal do Livro, no sábado (14), das 18h às 21h; e no domingo (15), das 16h às 18h, no estande 9F, do Escreva Garota. Por obra do destino, a data do lançamento, 14 de novembro, marca o dia do falecimento de sua irmã, há oito anos, vítima de catapora. Luiza é a inspiração dos escritos de Ana Júlia, que reúne poemas que trazem temas como a perda, a saudade e amor entre irmãs.
"Foi muito curiosa a coincidência. É até um sentimento muito confusao, pois é um dia que sempre foi difícil para mim, de tristeza, e agora vou estar celebrando e falando sobre minha irmã", comenta Ana Júlia, que é natural de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, hoje com 18 anos.
Leia também
• Sidney Rocha fala sobre "O Inferno das Repetições", seu novo livro: "meu romance mais 'mental'"
• Rio de Janeiro será a capital mundial do Livro em 2025
• Bienal do Livro de Pernambuco é destaque no fim de semana, que também tem música, teatro e exposição
Lançamentos
Lançado pela editora Novas Ases em abril, durante a Bienal do Rio de Janeiro, o livro teve um segundo lançamento no mês passado, na terra natal da autora. "No Rio de Janeiro foi diferente porque eu estava apenas como mais uma, mas consegui me conectar com pessoas, ter trocas e falar sobre o livro. No segundo lançamento, no Festival Literário de Palmares, as pessoas me conheciam mais, por ser uma cidade pequena", lembra Ana Júlia.
“Quero mais viver a experiência do que vender livros. O contato com as pessoas é mais importante. É um livro de poesia, mas eu falo muito sobre luto, e também sobre sentimentos que as pessoas não falam. Quando falo sobre isso e tenho um certa abertura com as pessoas. É como se caíssem os muros e elas me alcançassem de alguma maneira", comenta a escritora.
Sobre o livro
Após a morte da irmã, Ana Júlia começou a publicar textos no Instagram, mas desativou os comentários, pois não queria lê-los. Mas aí vieram mensagens privadas de pessoas que diziam ter se identificado com os meus escritos. Efetivamente, com o lançamento de "Luiza", a jovem diz ter aberto seus sentimentos ao universo da literatura. "Luiza" está disponível na Amazon (R$ 49,90) e no Instagram da autora (@anajcarneiro).