ESPETÁCULO

Espetáculo "Batalha dos Guararapes - Assim Nasceu a Pátria" volta com quatro apresentações gratuitas

As apresentações acontecem de 12 a 15 de novembro no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes

Espetáculo "Batalha dos Guararapes - Assim Nasceu a Pátria" volta ao Parque Histórico Nacional dos GuararapesEspetáculo "Batalha dos Guararapes - Assim Nasceu a Pátria" volta ao Parque Histórico Nacional dos Guararapes - Foto: Divulgação / Métron Produções

Após dez anos, o espetáculoBatalha dos Guararapes - Assim Nasceu a Pátriavolta ao Parque Histórico Nacional dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, para quatro apresentações gratuitas entre os dias 12 e 15 de novembro, às 20h. A peça resgata os bastidores das batalhas que expulsaram os holandeses de Pernambuco, entre 1630 e 1649.

A 8ª edição do espetáculo, realizada pela Métron Produções, tem texto e direção de Ruy Aguiar. Nesta nova versão, será abordada a saga da invasão holandesa a partir do ano de 1630, com início no domínio da Companhia das Índias até o momento mais representativo desse período, que foram as duas Batalhas dos Guararapes. O espetáculo terá 1 hora e 30 minutos de duração.

O elenco principal é formado por atrizes e atores do Teatro Pernambucano e as coreografias são executadas pelo Corpo de Balé do Projeto Ária Social com a participação do Grupo de Bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho. Todo o espetáculo contará com intérpretes de Libras. Ao todo serão oitenta e três artistas em cena, entre atores, bacamarteiros e bailarinos, além de cem figurantes.

Protagonismo feminino
A 8ª edição da “Batalha dos Guararapes - Assim Nasceu a Pátria” busca dar evidência ao papel das mulheres nos acontecimentos históricos. O público pode esperar ver em cena personagens já conhecidos como o Conde Nassau, João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Filipe Camarão e Henrique Dias, mas também as personagens que não chegaram aos livros de história.

“Tentamos resgatar a história de mulheres que foram apagadas ao longo dos anos, como Clara Camarão, esposa de Filipe Camarão, as guerreiras de Tejucupapo, entre outras mulheres, que foram usadas como escudo na batalha de Casa Forte”, destaca o diretor, Ruy Aguiar. 

A Batalha dos Guararapes
A Batalha dos Guararapes foi um conflito bélico que culminou na expulsão dos invasores holandeses. Ela é tida por historiadores como um marco histórico da construção da identidade brasileira, tendo em vista que uniu de um mesmo lado da disputa colonos portugueses, indigenas e negros escravizados; todos contra os holandeses.

A ocupação neerlandesa dos territórios portugueses ocorreu no período da União Ibérica, após a morte de Dom Sebastião, em 1580, quando Portugal e Espanha estavam sob o poder de um mesmo monarca. Os Países Baixos, dos quais a Holanda era a principal província, também eram possessão espanhola e estavam em guerra para conseguir a independência em relação à dominação ibérica.

Serviço
Batalha dos Guararapes – Assim Nasceu a Pátria
Texto e direção geral:
Ruy Aguiar
Dias: 12, 13, 14 e 15 de novembro de 2022
Horário: 20h
Local: Parque Histórico Nacional dos Guararapes (Terreno da Festa da Pitomba)
Acesso: Gratuito
Classificação etária: Livre
Espetáculo com acessibilidade em Libras

Veja também

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Artistas gravam música e clipe em apelo para salvar o Pantanal; assista
SOS PANTANAL

Artistas gravam música e clipe em apelo para salvar o Pantanal; assista

Newsletter