Teatro

Espetáculo re_Luzir leva discurso antirracista ao palco, neste domingo (19)

Montagem, que precisou ser adiada duas vezes por conta das fortes chuvas no Recife, terá sessão única às 18h, no Teatro Marco Camarotti Sesc Santo Amaro

Espetáculo teatral Espetáculo teatral  - Foto: Bernardo Cabral / Divulgação

Depois de dois adiamentos em razão das fortes chuvas que caíram no Recife, o espetáculo teatral "re_Luzir" será finalmente apresentado ao público neste domingo (19), às 18h, no Teatro Marco Camarotti, Sesc Santo Amaro. Os ingressos podem ser adquiridos a preços populares no Sympla. A indicação etária é de 14 anos.

A encenação mostra a necessidade de redefinir e direcionar uma vida negra num país onde células nazistas crescem exponencialmente. Onde câmeras registram, em escalada vertiginosa, o extermínio de pessoas vulnerabilizadas. O ator e diretor teatral Marconi Bispo assina a dramaturgia e encenação e se junta à artista visual Lia Letícia (responsável pela direção de imagens), ao músico Miguel Mendes, à iluminadora Natalie Revorêdo e ainda, como supervisor de dramaturgia e assistência de direção, ao encenador e dramaturgo Henrique Fontes.

De outubro de 2016 a março de 2020, Marconi Bispo protagonizou o espetáculo autobiográfico Luzir é Negro!. Foram 39 sessões e, na última, saiu de cena para o isolamento que a Covid-19 obrigou. Agora retorna presencialmente no último palco que pisou, para encenar sua nova obra, a montagem re_Luzir – que fez sua estreia na edição comemorativa de 10 anos do Trema! Festival, em abril deste ano – demarcando, assim, o início de projetos autônomos.

O autor
Criado numa família de candomblecistas, vivendo Terreiros desde muito cedo, Marconi Bispo hoje busca a amálgama entre sua formação nestas quase três décadas de dedicação ao Teatro. Tem pesquisado Relações Raciais em Pernambuco — do século XVI aos nossos dias —, com profundo interesse pela construção de identidades de gênero dentro das religiões de matriz africana e indígena, da qual é um Sacerdote iniciado para Ìyémọjá e Ọbàlùfọ̀n [desde 2004]. Tem também ramificações na Jurema Sagrada. De 2016 a 2020 protagonizou o espetáculo autobiográfico "Luzir é Negro!", do Teatro de Fronteira.

Ao todo, são 45 produções cênicas no currículo como ator, cantor, bailarino, bonequeiro, dramaturgo e encenador. Estudou Licenciatura em Educação Artística/Habilitação em Artes Cênicas na UFPE, entre 1996 e 1999; Canto Popular no Conservatório Pernambucano de Música [2015-2016] e, em 2019, iniciou os estudos de Teclado na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical.

FICHA TÉCNICA “RE_LUZIR”

Dramaturgia, Encenação e Produção Executiva – Marconi Bispo.
Supervisão Dramatúrgica e Assistência de Direção – Henrique Fontes.
Direção de Imagens – Lia Letícia.
Iluminação – Natalie Revorêdo.
Música – Miguel Mendes e Marconi Bispo.
Crédito das Fotos – Felipe Peres Calheiros e Ilda de Sousa; Bernardo Cabral.
Designer Gráfico – Marcelo do Ó.
Projecionista – Silas Alexandre.
Assessoria de Comunicação: Karina Ferreira
Duração: 80 minutos
Indicação etária: 14 anos

Serviço:

Espetáculo re_Luzir

Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro
Domingo, 19 de junho de 2022, 18h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia), no Sympla

Veja também

Rock in Rio: festival recomeça com Ed Sheeran e Charlie Puth, samba, soul e até o rap de Will Smith
SHOW

Rock in Rio: festival recomeça com Ed Sheeran e Charlie Puth, samba, soul e até o rap de Will Smith

Cazuza inédito: livro revela 27 poemas do cantor que morreu em 1990
LIVRO

Cazuza inédito: livro revela 27 poemas do cantor que morreu em 1990

Newsletter