Logo Folha de Pernambuco

Teatro

Espetáculo sobre a ditadura militar entra em cartaz em Olinda

Peça "Retratos de chumbo: as rosas que enfrentaram os canhões" estreia temporada neste sábado (11)

Espetáculo "Retratos de chumbo: as rosas que enfrentaram os canhões"Espetáculo "Retratos de chumbo: as rosas que enfrentaram os canhões" - Foto: Rafaella Gomes/Divulgação

Um dos períodos mais terríveis da história do Brasil é revivido no espetáculo teatral "Retratos de chumbo: as rosas que enfrentaram os canhões". Assinada pelo Grupo de Teatro João Teimoso, a montagem pernambucana entra em cartaz no Teatro Fernando Santa Cruz, localizado no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. A nova temporada tem início neste sábado (11), com sessões sempre aos sábados, às 19h, até o dia 9 de outubro. 

Com texto e direção do encenador Osėas Borba Neto, a peça retrata os chamados “anos de chumbo” a partir da ótica das mulheres. As atrizes Chell Moriim, Joana Botelho e Camila Cavalcanti levam para o palco as vivências de heroínas que lutaram contra as atrocidades da Ditadura Militar no Brasil entre 1964 e 1985.

A dramaturgia que norteia o espetáculo é baseada em pesquisa, entrevistas e depoimentos de pessoas que viveram de perto as atrocidades cometidas durante o período de repressão militar. Em cena, o elenco se reveza no trabalho de dar corpo e voz a relatos de pessoas que resistiram, foram torturadas, presas ou mortas. 
 

Apesar de trazer à tona casos reais, a peça não dá nome às personagens. O texto une fragmentos de acontecimentos vivenciados por diferentes militantes, tratando as violências sofridas por cada uma delas como algo comum a todas. O grupo teatral, no entanto, faz uma homenagem específica a Dona Elzita Santa Cruz, mãe de Fernando Santa Cruz, desaparecido político que dá nome à sala teatral onde a montagem está em cartaz nas próximas semanas.

"Retratos de chumbo” estreou para o público no segundo semestre de 2019, com uma curta temporada no Teatro Hermilo Borba Filho. Antes do início da pandemia de Covid-19, chegou a ganhar sessões em outros espaços, como o Bar Burburinho. Os ingressos para a temporada atual custam R$ 20. 

Veja também

Newsletter