Logo Folha de Pernambuco

Teatro

Espetáculos e performances cênicas integram mais uma edição do Arte como Respiro

O festival Arte como Respiro, do Itaú Cultural, trará um novo bloco de projetos disponibilizados on-line no site do instituto no período de 21 a 25 de outubro

EspetáculoEspetáculo - Foto: Itaú Cultura/Divulgação

O festival Arte como Respiro, do Itaú Cultural, trará um novo bloco de projetos disponibilizados on-line no site do instituto no período de 21 a 25 de outubro. Integram a Edição Cênicas as 17 apresentações desenvolvidas em sete estados brasileiros. O Coletivo Angu, de Pernambuco, é uma das presenças do cronograma. Todos foram selecionados nos editais de emergência abertos pela instituição para apoiar os artistas no período de suspensão social. Nesta etapa, há predominância de performances e espetáculos completos de teatro, com temáticas variadas, como representatividade, questões sociais e as consequências e diferentes olhares sobre o isolamento. 

Reunindo, na maioria, números realizados durante a quarentena, além de registros de apresentações anteriores, este segundo bloco de outubro da edição cênica do festival começa no dia 21/10 com uma programação intensa e quase toda paulista. Estudos para um Vídeo Circo, da companhia Mano a Mana, abre a noite com o trabalho desta dupla circense, que desde o início da suspensão social aproveitou o seu flerte com a linguagem do audiovisual para registrar a criação de exercícios usando os limites da casa.

O Coletivo Angu de Teatro, em parceria com o escritor Marcelino Freire, criou o espetáculo Onde Está todo Mundo?, que foi integralmente pensando para acontecer dentro da quarentena, usando o espaço digital como palco e realizando os processos dentro das medidas de isolamento. Assim, o grupo brinca com o universo das transmissões, através de um experimento que simula uma live, e onde personagens do universo de Freire aparecem em textos escritos durante a pandemia. Após entrarem no ar, sempre às 20h, as apresentações ficam disponíveis no site www.itaucultural.org.br por 24 horas, para que possam ser assistidas virtualmente.

Veja também

Newsletter