Logo Folha de Pernambuco

Memória

Estátua de Ariano Suassuna volta restaurada à rua da Aurora

Obra tinha sido depredada por vândalos e voltou a compor o Circuito da Poesia

Estátua foi revitalizada pelo artista plástico Demétrio AlbuquerqueEstátua foi revitalizada pelo artista plástico Demétrio Albuquerque - Foto: Lu Streithorst/PCR/Divulgação

Após ter sido danificada pela ação de vândalos, em setembro desse ano, a estátua em homenagem ao escritor Ariano Suassuna foi recolocada, nesta quarta-feira (11), em seu local, na rua da Aurora, após passar por reparos. 

Quem realizou a revitalização foi o artista plástico Demétrio Albuquerque, artesão responsável pela obra original. Após os vândalos quebrarem as pernas da obra, forçando a derrubada e comprometendo a peça até a cintura, a recuperação da estátua foi realiza em cimento estruturado. O trabalho de Demétrio, realizado em seu ateliê, garantiu a integridade dos traços originais da escultura, que pesa entre 250 e 300 kg.

O custo da revitalização foi realizado através de uma parceria entre a família de Ariano com uma empresa privada.

Vandalismo 

Somente para recuperar monumentos, pontes e edificações públicas que sofreram ações de pichação e vandalismo, a Prefeitura do Recife chega a gastar aproximadamente R$ 2 milhões por ano. Para se ter ideia da gravidade do comportamento destrutivo e irresponsável para toda a sociedade, esse montante seria o suficiente para construir duas Upinhas por ano. Ou ainda construir uma escola padrão, bem como duas creches.

O valor seria ainda suficiente para a implantação de cerca de 1.700 novos pontos de iluminação em LED, ou ser utilizado na requalificação de cerca de 20 escadarias com inclusão de corrimão. Por isso, a gestão municipal conta com o apoio da população na manutenção do patrimônio público. Para denúncias e sugestões, a Emlurb disponibiliza o número 156.

 

Veja também

Newsletter