Logo Folha de Pernambuco

CARNAVAL

Estreia do Terça Negra Especial de Carnaval celebra tradições africanas

O público vai ter oportunidade de ouvir as apresentações de Maracatu Linda Flor, o Bloco Afro Obirim, entre outras atrações

Terça Negra Especial de Carnaval acontece no Pátio de São Pedro, desde 2001Terça Negra Especial de Carnaval acontece no Pátio de São Pedro, desde 2001 - Foto: Allan Torres

Como símbolo das manifestações afro-ameríndias, estreia no dia 23 de janeiro, o Terças Negras Especiais de Carnaval, no Pátio de São Pedro, no bairro de São José. O evento é gratuito e na primeira noite, a partir das 19h, o público vai ter oportunidade de ouvir as apresentações de Maracatu Linda Flor, o Bloco Afro Obirim, Anderson Miguel e a ciranda Raiz da Mata Norte, além do Afoxé Omin Sabá.    

O show conta com o apoio da Prefeitura do Recife e a curadoria dos artistas é feita pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que há mais de 20 anos criou o Terça Negra Especial de Carnaval como forma de celebração e propagação da influencia afro nas expressões artísticas de Pernambuco. A festa é uma maneira de comemorar a chegada do reinado de Momo, mas também de difundir entre o público uma reflexão sobre a cultura negra. 

História
A história da Terça Negra começa em 1998, no Pagode do Didi, localizado na Rua Ulhôa Cintra, no bairro de Santo Antônio. Em 2001, o projeto passou a acontecer no Pátio de São Pedro, tornando-se parte do calendário cultural oficial da cidade.

O encontro cultural foi criado pelo MNU, que surgiu no Recife em 1979 e ganhou força na década de 1990. Em seus primeiros passos, o objetivo era ir além do chamado samba de raiz, divulgando outras vertentes da cultura negra, como o maracatu, o afoxé, o coco de roda e até o reggae e o hip hop.

Serviço
Terças Negras Especiais de Carnaval

Atrações: Maracatu Linda Flor, Bloco Afro Obirim, entre outras
Quando: 23 de janeiro, 19h
Onde: Pátio de São Pedro - Rua São Pedro, 31, São José
Acesso gratuito

Veja também

Cinco anos após morte de Gugu Liberato, disputa por herança de R$ 1 bilhão segue na Justiça
Famosos

Cinco anos após morte de Gugu Liberato, disputa por herança de R$ 1 bilhão segue na Justiça

Maurício Kubrusly: quais são os sintomas da demência frontotemporal, condição que afeta o jornalista
saúde

Maurício Kubrusly: quais são os sintomas da demência frontotemporal, condição que afeta o jornalista

Newsletter