Logo Folha de Pernambuco

Artes Plásticas

Estudante do IFPE Olinda vence premiação internacional de arte

Obra de Whittney de Araújo abraça as diferenças, destacando a importância da representatividade

Whittney de Araújo, estudante de Artes Visuais do IFPE Olinda, venceu a vigésima exposição anual da Embracing our DifferencesWhittney de Araújo, estudante de Artes Visuais do IFPE Olinda, venceu a vigésima exposição anual da Embracing our Differences - Foto: Divulgação

A estudante de Artes Visuais do IFPE Olinda Whittney de Araújo venceu um concurso internacional de arte e teve sua obra “Somos todos pérolas” escolhida como a melhor, na categoria adulto, para a vigésima exposição anual da organização americana Embracing our Differences.

A jovem já havia sido comunicada da premiação no mês de outubro, mas o anúncio oficial com o resultado só foi anunciado neste mês de dezembro, quando ela foi autorizada a espalhar a notícia e mostrar a arte feita exclusivamente para o concurso, que recebeu 13.733 obras de arte de 119 países para as categorias Adulto e Estudante. Os vencedores ganham um prêmio de US$ 2 mil. 

“Somos todos pérolas"
A obra é inspirada na tela “Moça com brinco de pérolas”, do pintor Johannes Vermeer. No desenho da artista do IFPE Olinda, vemos oito mulheres sentadas em frente a oito diferentes telas. Cada mulher se identifica com uma versão diferente do famoso quadro de  Vermeer. 

“Mostramos que a representatividade importa, seja qual for a aparência, raça, sexualidade ou religião. Merecemos ser respeitados e representados. Abraçar nossas diferenças é um passo muito importância para a mudança. Nossas diferenças nos tornam quem somos”, explica Whittney de Araújo. 

Para a jovem artista, o poder da arte de falar sem palavras é uma arma importante para a representatividade, gerando identificação e, consequentemente, valorização. “É assim que a arte ajuda no processo de aceitação, por meio da reflexão de que nenhuma pessoa é igual a outra. Não sermos iguais não significa uma coisa ruim.  A representatividade importa e tem impacto na vida de cada pessoa. Abraçar nossas diferenças é um passo muito importante para a mudança.”, ressalta. 

A obra da jovem Whittney de Araújo é inspirada na tela “Moça com brinco de pérolas”, do pintor Johannes Vermeer.

A obra de Whittney será exibida em três diferentes espaços no estado da Flórida. A primeira exposição será aberta no dia 18 de janeiro no parque Bayfront, onde permanece até o dia 12 de março. De 22 de março a 19 de abril, a exibição ocorre no parque Butler e de 26 abril a 29 de maio, no State College of  Florida. A obra também pode ser conferida na galeria virtual hospedada no site da organização. 

A Embracing our Differences ( Abraçando nossas Diferenças) usa o poder da arte e da educação para expandir a consciência com objetivo de celebrar a diversidade da família humana. Sua exposição de arte anual é realizada por meio de um júri. A edição de 2023 tem como tema "Abraçar a Bondade". De acordo com a organização, ele foi escolhido por se tratar de um período em que precisamos de bondade mais do que nunca.

Confira outras artes de Whittney no Instagram 

Veja também

Maurício Kubrusly: quais são os sintomas da demência frontotemporal, condição que afeta o jornalista
saúde

Maurício Kubrusly: quais são os sintomas da demência frontotemporal, condição que afeta o jornalista

Virgínia Fonseca inaugura decoração de Natal em casa, e internautas se espantam
Natal

Virgínia Fonseca inaugura decoração de Natal em casa, e internautas se espantam

Newsletter