Logo Folha de Pernambuco

Audiovisual

Exibição de filmes infantis a partir desta terça no Takorama Brasil - Festival In

Inédito no Brasil, festival apresenta curtas-metragens para educadores, crianças e jovens em todo o país, a partir da terça-feira (15)

O Melhor Brinquedo, de Gabriel Lin, faz parte da programaçãoO Melhor Brinquedo, de Gabriel Lin, faz parte da programação - Foto: Divulgação

Em meio a pandemia, a arte tem sido instrumento de salvação da loucura dessa rotina repetitiva. Para acalentar o coração dos pequenos uma maratona de filmes infantis inéditos vai invadir as telas dos computadores, smartphones e tablets de todo o Brasil.

A partir desta terça-feira (15, o Takorama Brasil – Festival Internacional de Cinema oferece uma programação robusta para animar a quarentena de crianças, adultos e de toda família. A programação segue até o dia 28 de outubro, totalmente online, e pode ser acessada pelo site  www.takorama.com.br.

Todos os filmes do festival podem ser assistido em qualquer horário e mesmo sendo produções de outros países poderão ser apreciado pelo público de qualquer língua. Entre os destaques da programação estão os premiados o “Meu Estranho Avô”, de Dina Velikovskaya (Rússia, 2011), “O Emprego”, de Santiago Bou Grasso (Argentina, 2008) e “O Complexo do Porco-espinho”, de LISAA (França, 2013), que traz uma história para refletir sobre o bullying, autoconfiança e as tribulações de uma jovem ouriço.

Uma iniciativa da Associação Internacional Films pour Enfants (filmes para crianças), proposto pela produtora 3emeio no Brasil, o festival é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Aprendizagem, da Fundação Lemann e Imaginable Futures e tem como parceiros internacionais a Comissão Nacional Francesa da Unesco, Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (GAPMIL), United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC) e grupo Growing up & understanding digital tools 3-6-9-12.

De acordo com Christophe Defaye, fundador da Associação Internacional Films pour Enfant, o propósito do festival é  realmente ser uma válvula de escape para as crianças. "Um festival online foi desenvolvido para o contexto do isolamento social para que as crianças continuem em contato com os professores, mas também com outras crianças e descubram a diversidade cultural que os rodeia", disse.

Já Liana Vila Nova, Diretora da América Latina da Associação Internacional Films pour Enfants, ressalta o leque de opções inéditas do festival. "O objetivo do festival é permitir que as crianças descubram novos filmes, novas histórias, novos universos visuais. E também que elas opinem, façam atividades  e votem em seu filme favorito. Além da educação cinematográfica e artística, o festival permite que as crianças vejam filmes de animação não só como entretenimento, mas como uma ferramenta de comunicação”, afirmou.

Na programação do Takorama, 15 curtas-metragens, com duração média de cinco minutos, sem publicidade, com abordagens sobre tolerância, empatia, amizade, ecologia e cidadania. 

Os filmes que foram cuidadosamente selecionados nos mais diversos países pela Associação Internacional Films pour enfants, que é especializada em produções para esse público. O programa é dividido em cinco categorias, para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos.  

PROGRAMAÇÃO
 
O Edifício, de Tomoyoshi Joko (Japão, 2018)
 
Olá, de Julio Cesar Velazquez (Argentina, 2014)
 
O Melhor Brinquedo, de Gabriel Lin (EUA, 2014)
 
O Tubarão do Aquário, de Ashley Farlow (EUA, 2014)
 
O Complexo do Porco-espinho, de LISAA (França, 2013)
 
Você Parece Assustador, de Xiya Lan (EUA, 2016)
 
Iguais, de D.M.Lara & R.C.Mendez (Espanha, 2016)
 
O Cão Só, de Mike A. Smith (EUA, 2014)
 
Meu Estranho Avô, de Dina Velikovskaya (Rússia, 2011)

Vagamundo, de Pedro Ivo Carvalho (Dinamarca, 2014)

Aparência e Realidade, de E.Rogova & Z. Pavlenho (EUA, 2014)

O Macaco Homem, de J.Tereso & F.Maldonado (Argentina, 2012)

O Emprego, de Santiago Bou Grasso (Argentina, 2008)

Sr. COK, de Franck Dion (França, 2014)
 
SERVIÇO

Takorama Brasil - Festival Internacional de Cinema

Acesso gratuito e ilimitado pelo site www.takorama.com.br

Pré-cadastro pelo site a partir do dia 30 de agosto

Contato para informações: (81) 9 9263.1616 e e-mail: [email protected]

Classificação indicativa: 3 à 17 anos

 

Veja também

"Joy": novo filme da Netflix é celebração da fertilidade, da persistência e da ciência
Fatos reais

"Joy": novo filme da Netflix é celebração da fertilidade, da persistência e da ciência

Morre Juan Arias Martínez, jornalista e escritor, aos 92 anos
Óbito

Morre Juan Arias Martínez, jornalista e escritor, aos 92 anos

Newsletter