Mostra

Expo "Viva Tereza" ganha programação especial no Museu do Estado

Ciclo de palestras sobre vida e obra de Tereza Costa Rêgo integra programação especial na mostra "Viva Tereza", no Museu do Estado

Exposição "Viva Tereza, Tereza Viva" fica em cartaz no Museu do Estado até o próximo domingo (27)Exposição "Viva Tereza, Tereza Viva" fica em cartaz no Museu do Estado até o próximo domingo (27) - Foto: Divulgação

A mostra “Viva Tereza, Tereza Viva”, em cartaz no Museu do Estado, entra em sua última semana de exibição com programação especial.

A partir desta quarta-feira (23) até o próximo domingo (27), um ciclo de palestras mediadas pela jornalista e neta da pintora, Joana Rozowykwiat, sobre vida e obra de Tereza Costa Rêgo (1929 – 2020) passa a integrar a exposição – que tem acesso gratuito, mas é preciso fazer reserva por meio do email [email protected], já que o número de visitantes é limitado.

 

Já nesta quarta-feira, Clarissa Diniz - escritora e professora, mestra em História da Arte pela UERJ e doutoranda em Antropologia pela UFRJ - abre a programação com o tema “Janelas, Muxarabis, e outras Políticas do Olhar em Tereza Costa Rêgo”.

A palestra tem início às 19h. Clarissa é escritora e professora, mestra em História da Arte pela UERJ e doutoranda em Antropologia pela UFRJ. Foi editora da revista Tatuí e curadora do Museu de Arte do Rio de Janeiro.  
 

Na quinta-feira (24), às 19h, é a vez de Denise Mattar, com “Tereza Costa Rêgo: sem concessões”. A palestrante foi curadora dos Museus da Casa Brasileira (SP), de Arte Moderna de São Paulo e de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

A partir de 1997, com trabalho independente, realizou mostras retrospectivas de Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Ismael Nery, Pancetti, Anita Malfatti, Volpi e Flexor, recebendo quatro prêmios APCA e dois ABCA.  

Bruno Albertim é o palestrante da sexta-feira (25), com “Tereza: Uma Vida em Vermelho”, às 19h. Jornalista e antropólogo, ele também é o biógrafo de Tereza, de quem foi amigo pessoal, com a publicação de “Tereza Costa Rêgo: Uma Mulher em Três Tempos” (Cepe).
 

E “Tereza: A Consolidação do Moderno” é o tema que encerra a programação, no domingo. Sob abordagem de Marcus Lontra,  a palestra tem início às 15h.

Curador de mostras no Brasil e no exterior, Lontra foi também diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em Brasília, criou o Museu de Arte Moderna, além do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães no Recife. 

Serviço
Exposição Viva Tereza
Até domingo (27), no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) – Av. Rui Barbosa, 960, Graças

Programação especial de encerramento – ciclo de palestras
Quarta (23), às 19h – Clarissa Diniz, "Janelas, muxarabis, e outras políticas do olhar em Tereza Costa Rêgo"
Quinta (24), às 19h – Denise Mattar, "Tereza Costa Rêgo: sem concessões"
Sexta (25), às 19h – Bruno Albertim, "Tereza: uma vida em vermelho"
Domingo (27), às 15h – Marcus Lontra, "Tereza: a consolidação do moderno"

 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter