Logo Folha de Pernambuco

Fundaj

Exposição "Aceiro" traz reflexões sobre a resistência de comunidades da Zona Rural

Mostra, da Fundaj, converge mídias diversas para lançar luz às violências coloniais e adaptações para atualidade

"Aceiros" entra em exibição nesta sexta (26), na Fundaj Casa Forte"Aceiros" entra em exibição nesta sexta (26), na Fundaj Casa Forte - Foto: Reprodução/Instagram

A sexta edição do Concurso de Residências Artísticas da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) será aberta pela exposição “Aceiro”, do artista pernambucano Abiniel João Nascimento, nesta sexta-feira (26) nas galerias Massangana e Baobá, ambas no campus Gilberto Freyre em Casa Forte, Zona Norte do Recife.

A exibição de estreia será realizada das 17h às 21h, e ficará aberta ao público entre os dias 27 de agosto e 9 de outubro, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e nos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Inspirado pela paisagem do coração de Caraúba, o povoado, formado majoritariamente por pessoas de ascendência indígena – caboclizadas pelo projeto colonial – tem em sua paisagem os 25 engenhos que lhe constituíram, sejam em ruínas ou transformados em usinas e permanecem na construção narrativa sobre o ser-estar nesse lugar.

 

Ligado historicamente ao plantio e cultivo da cana-de-açúcar, “Aceiro” investiga os impactos da planta na construção da identidade do povoado. Traços da memória, do território e da labuta cotidiana são combustíveis para a performance construída, com ressignificação das feridas ainda expostas no seio familiar.

Graduando em Museologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Abiniel, natural de Carpina, na Mata Norte do Estado, ressaltou sobre de qual lugar parte “Aceiro” e sua ressignificação.
 

Reprodução/Instagram


“A partir desse (meu) lugar que desenvolvo ‘Aceiro’, pesquisa que vai ao encontro das relações de trabalho que ainda se perpetuam nesse território e que estiveram presentes em minha família até a geração que me antecede”. 

O artista complementa afirmando que “Aceiro é utilizado aqui como metáfora, entendendo o valor dos movimentos de ressignificação, questionamentos e reconstrução do olhar através da ‘ciência do corpo.

Serviço
Exposição “Aceiro”, do artista pernambucano Abiniel João, integrando o VI Concurso de Residências Artísticas, Dimeca/Fundaj

Abertura nesta sexta-feira (26), das 17h às 21h, nas Galerias Massangana e Baobá, campus Gilberto Freyre da Fundaj (Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte)


Período de exibição de 27 de agosto a 9 de outubro

 

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter