Tereza Costa Rêgo ganha homenagem em abertura de nova galeria no Recife
Christal Galeria ocupará um casarão no bairro do Pina, Zona Sul do Recife; abertura ao público será no dia 28 de janeiro com mostra coletiva e também com "Auto-Retrato", trabalho de Tereza, falecida em 2020
Recife vai abrigar mais um espaço cultural voltado para as artes plásticas, dessa vez no Pina, Zona Sul. A Christal Galeria abrirá ao público no próximo dia 28 com a exposição coletiva Identidade Matriz, formada por mulheres que atuam no cenário regional e nacional, a exemplo de Regina Silveira e Berna Reale.
A artista plástica pernambucana, Tereza Costa Rêgo, falecida em 2020, será a homenageada da mostra com o trabalho “Auto-Retrato”. De acordo com o curador Laurindo Pontes, serão apresentadas “marcas e particularidades presentes nas produções selecionadas que passam pelo lugar de fala, gênero, representatividade e engajamento político”, temas esboçados na trajetória de Tereza.
Já a curadora da galeria, Stella Mendes, afirmou que a ideia é “repercutir a visibilidade da expressão feminina no universo das artes visuais, trazendo artistas cujas obras dialoguem entre si por suas experiências de protagonistas em suas expressões e territórios do criar”.
Exposição
Pelo 300 metros quadrados de espaços internos e áreas externas da galeria vão ser ocupados pela exposição Identidade Matriz. Participam as artistas Ana Flávia Mendonça; Badida Campos; Berna Reale; Christina Machado; Nathália Ferreira e Ianah (Coletivo de Arte Urbana PixeGirls); Juliana Notari; Laura Melo; Náiade Lins; Priscila Lins; Regina Silveira e Roberta Guimarães.
Galeria
A Galeria Christal foi idealizada por Christiana Asfora Cavalcanti, empresária pernambucana, que iniciou seu percurso no colecionismo pela fotografia, passando para pinturas, desenhos e esculturas.
A partir da paixão pelas artes, decidiu investir na área, impulsionada pelas possibilidades que o mercado oferece para a interação com o público, no sentido de promover novos olhares para a educação, a conscientização e envolvimento com questões sociais.
O espaço vai ocupar um casarão de 1941, adaptado pelo escritório Agra Salazar Arquitetura. A casa conta com dois ambientes que se interligam como áreas expositivas, totalizando 130 m², e contará com programação pensada para revelar e fortalecer carreiras de artistas locais e nacionais.
Ainda segundo Stella, o conceito da galeria abarca as diversas manifestações artísticas indo da Arte Contemporânea e suas múltiplas vertentes, como pintura, desenho, escultura, fotografia, instalação, performances, arte digital, arte conceitual, até a Arte Moderna.
Acervo de obras, artistas, movimentos e coletivos da Arte Urbana e da Arte Popular, permeados por manifestações da música, do teatro e do cinema, também vão integrar a programação da galeria.
Serviço:
Christal Galeria
Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina
De Segunda à sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 14h