Cultura

Exposição de Sebastião Salgado aborda efeitos do desmatamento na Amazônia

Exposição fotográfica busca a conscientização sobre a preservação da Amazônia e o respeito às comunidades indígenas

Fotógrafo Sebastião SalgadoFotógrafo Sebastião Salgado - Foto: Nelson Almeida / AFP

O fotógrafo Sebastião Salgado inaugurou nesta segunda-feira (14) sua exposição "Amazônia" em São Paulo, primeira parada de uma turnê no Brasil da mostra com a qual busca conscientizar sobre a preservação da maior floresta tropical do mundo e das comunidades indígenas.

Composta por mais de 200 imagens resultantes de sete anos de trabalho, a exposição do mineiro, que hoje mora em Paris, foi lançada em maio de 2021 na capital francesa e posteriormente apresentada em Roma e Londres.

Agora ficará exposta em São Paulo até 10 de julho, e depois seguirá para o Rio de Janeiro, onde ficará até janeiro de 2023, antes de passar por capitais do norte ao sul do país, como Belém, Manaus e Belo Horizonte.

“Essas fotografias representam a Amazônia viva, do bioma, das comunidades indígenas. Nós, nesta exposição, não representamos a Amazônia morta, a destruída, das propriedades rurais”, descreveu Salgado, de 78 anos.

As fotografias em preto e branco condensam uma imersão na selva, com imagens de rios, montanhas e a vida em uma dezena de comunidades indígenas, acompanhadas por uma composição musical que recria os sons da natureza amazônica.

O fotógrafo se disse "esperançoso" que o próximo governo, a ser definido nas eleições de outubro, tenha uma "maior preocupação" com a preservação dos biomas. O desmatamento aumentou desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência em 2019, atingindo seu máximo em 15 anos, com 13.235 km2 registrados no período de agosto de 2020 a julho de 2021.

Salgado pediu aos brasileiros "que prestem atenção no próximo candidato que vão eleger como próximo presidente", pois "os candidatos do Executivo atual são profundamente antiecológicos e profundamente contra as comunidades indígenas".

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter