Exposição "Enquanto Caminho", de Bete Gouveia, entra em cartaz na Arte Plural
Com 87 obras, mostra traz registros da artista produzidos ao ar livre
“Enquanto Caminho”, nova exposição da pernambucana Bete Gouveia, é fruto de um trabalho que nasceu despretensiosamente. Ao longo de passeios à beira-mar, a artista deixou registrado seu olhar sobre as paisagens em obras agora reunidas na Arte Plural Galeria, no Bairro do Recife, a partir desta terça-feira (19).
O acervo da mostra é composto por 87 quadros em aquarela, guache, desenho a lápis de cor e acrílico sobre tela. Essa série de trabalhos começou a ser produzida em 2017, no tempo em que Bete se dedicava ao doutorado em Portugal. Sentindo a necessidade de espairecer, a artista buscou renovar o corpo e a mente por meio de caminhadas.
“Estava cansada e, quando chegou o verão, resolvi sair para contemplar a natureza. Levei o que chamo de ateliê de bolso e, a partir daí, eu que não sou muito afeita aos pequenos formatos acabei experimentando e gostando disso”, revela Bete. Além de obras em papel com tamanhos menores, a exposição traz quadro de acrílico sobre tela de 1,90mx1,50m. A curadoria é assinada por Oriana Duarte.
Leia também
• 13ª edição do Festival de Cinema de Triunfo: inscrições abertas até 14 de maio
• 'Natureza Gigante': shopping recebe exposição que retrata a importância dos insetos
• Exposição online "Texturas Urbanas" reúne fotografias do Recife e de Olinda
De volta ao Brasil, a artista deu continuidade aos experimentos iniciados em terras lusitanas. Com o lockdown, sua vista passou a ser limitada pela janela de casa, mas assim que os protocolos sanitários permitiram ela retomou o hábito de trabalhar ao ar livre, caminhando pela praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes.
“É um trabalho de paisagens com focos múltiplos e diferenciados, às vezes amplos, às vezes centrados nos detalhes. Acabei direcionando minha visão muito para o chão. Cada objeto que eu encontrava no caminho tinha um chamamento para si. Não eram exatamente só detritos, mas qualquer forma que me chamava a atenção naturalmente. Trabalhava com as coisas que eu via e me afetavam de alguma maneira”, detalha.
Serviço
Exposição “Enquanto Caminho”, de Bete Gouveia
Abertura nesta terça-feira (19), das 16h às 21h
Visitação até 18 de junho, de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h