Logo Folha de Pernambuco

Fotografia

Exposição fotográfica de Fred Jordão ganha audiodescrição a partir deste sábado (18)

Exposição fotográfica de Fred Jordão contará com audiodescrição Exposição fotográfica de Fred Jordão contará com audiodescrição  - Foto: Fred Jordão / Divulgação

Para garantir a acessibilidade para todos os públicos, neste sábado (18), o fotógrafo pernambucano Fred Jordão, lança, às 16h, a audiodescrição do projeto “Sertão”, que segue em exposição no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, apresentando, através de imagens, textos – e agora, áudios – uma visão diferente do estereótipo de terra seca e rachada.

O processo de audiodescrever a exposição, um trabalho que durou meses, foi realizado pelas audiodescritoras Liliana Tavares e Silvia Albuquerque, da Com Acessibilidade Comunicacional, que desenvolveram o projeto em forma de visita guiada. Assim, os deficientes visuais, sem nenhum agendamento prévio, podem solicitar o tour com audiodescrição e guia.

Através das faixas, é possível ouvir a descrição das imagens, receber orientações sobre direções, posições, indicações de sons e também ouvir os textos e poemas que intercalam as fotografias, assinados, respectivamente, por Fred e pela poeta, cantora e compositora Ágda. Ainda é possível pausar, pular ou voltar as faixas da audiodescrição.

“Antes do lançamento do recurso, os textos foram revisados por deficientes visuais e pelo próprio Fred, tudo para garantir a fidelidade ao projeto”, explica Liliana Tavares, que também empresta a voz ao tour guiado.

 

O fotógrafo Fred Jordão

A exposição
Fruto de um trabalho que vem sendo construído desde a década de 90, a exposição “Sertão”, que fica em cartaz até o dia 4 de fevereiro, no mais novo espaço cultural de Olinda, inclui fotografias do livro Sertão Verde – Paisagens (publicado em 2012), do documentário Sertão Século 21 (em produção), além de sucessivas viagens e pesquisas desenvolvidas por Fred Jordão durante os últimos 25 anos. Ao todo, são exibidas 110 fotografias, em formatos variados e impressas em canvas. As visitas acontecem de de terça a domingo, das 9h às 17h.

Vale ressaltar que a exposição respeita todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelas autoridades governamentais para eventos culturais. O design de exposição e peças gráficas são de autoria de Carla Gama e as ampliações fotográficas foram feitas no Atelier de Impressão. A produção executiva do projeto é de Maria Rosa Maia.

“Sertão”, que conta também com um catálogo, com fotos, textos e poemas, tem patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura e conta com o apoio da Cepe Editora (@cepeeditora) e do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco – Adepe (@agenciaadepe), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (@sdecpe). 

Foto da exposição

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter