Exposição "Ilha", de Gilvan Barreto, será aberta nesta quarta (22)
Mostra acontece na Galeria Casa Pedra Branca, em Floresta, Sertão do Estado
Um olhar artístico e particular sobre as turbulências sociais, políticas e ambientais contextualiza a exposição “Ilha”, assinada por Gilvan Barreto para montagem na Galeria Casa Pedra Branca, espaço localizado em Floresta, Sertão de Pernambuco. A mostra será aberta para visitação nesta quarta-feira (22) e segue até o dia 22 de fevereiro de 2022.
Gilvan Barreto, artista visual pernambucano – com residência no Rio de Janeiro - explora os movimentos migratórios, a radicalização dos discursos e a devastação do meio ambiente de maneiras diversas, por meio de fotos, vídeos, colagens e tecidos, utilizados como suportes para as questões atuais.
Leia também
• Exposição fotográfica de Fred Jordão ganha audiodescrição a partir deste sábado (18)
• Exposição xilográfica "Alma de Mulher" segue em cartaz até o dia 22
Obras Inéditas
Entre os trabalhos que compõem a mostra, destacam-se “Soliticário” e “Cartas Náuticas”. O primeiro é tomado por uma câmera com transmissão em tempo real, projetando imagens de um grupo de pinguins africanos (spheniscusdemersus), também conhecido como soliticário - confinados em solo norte americano, em Long Beach, cidade na Califórnia, próxima ao muro da fronteira que impede a migração de mexicanos aos Estados Unidos.
Com a sala ficará fechada, o público só poderá observar as imagens através de uma lente que atravessa as paredes da galeria. O trabalho reflete sobre distâncias física, virtual e geográfica, isolamento e fluxo migratório.
Já em “Cartas Náuticas”, exposto por meio de uma performance – já exibida, inclusive, no Rio de Janeiro - gigantescas cartas escritas pelo próprio artista em mar aberto com um GPS preso ao corpo, compõem o trabalho. O nado traçou linhas que formaram palavras, reveladas pelo GPS, de um trabalho que ao mesmo tempo é físico e digital.
Serviço
Exposição “Ilha”, de Gilvan Barreto
A partir desta quarta-feira (22) até 22 de fevereiro, na Galeria Casa Pedra Branca, em Floresta (PE)
De terça-feira a sábado, das 19h30 às 22h30
Praça Antônio Ferraz, 141, Floresta - PE