Logo Folha de Pernambuco

Artes Visuais

Exposição 'Imburaninha' lança catálogo virtual gratuito

Projeto gráfico conta com fotos, além de textos de Guillaume Breton, Edson Barrus Atikum, Abiniel João Nascimento, Lucas Murari e yann beauvais

Exposição "Iburaninha", de Edson Barrus Atikum, ganha catálogo digitalExposição "Iburaninha", de Edson Barrus Atikum, ganha catálogo digital - Foto: Edson Barrus Atikum

A exposição ‘Imburaninha’ concebida e desenvolvida pelo artista brasileiro Edson Barrus Atikum e pelo artista francês yann beauvais (com sede no Brasil), lança o catálogo virtual gratuito da exposição realizada entre 21 de setembro a 30 de outubro de 2022, no Centro de Arte Ygrec-ENSAPC (Aubervilliers - França).  Com textos de Abiniel João Nascimento, Lucas Murari, Guillaume Breton, além dos idealizadores, o catálogo pode ser acessado por este link do Imburaninha catálogo.

‘Imburaninha’ gira em torno de um projeto ecológico dedicado à proteção de uma variedade de árvore brasileira: imburana de cambão ou Commiphora leptophloeos, árvore típica da caatinga pernambucana. apresenta um espaço imersivo em que sons, imagens, cheiros e texturas se entrecruzam. A exposição combinou: vídeo de vigilância, filmes, ambientes sonoros e esculturas. Iniciado em 2016, o projeto está interessado nas múltiplas propriedades e usos da imburana, que está agora em perigo devido à sua exploração local (artesanato, farmacopeia, carvão, etc.).

No projeto expográfico, um tronco de Imburana do Brasil ocupou o espaço da exposição; um alambique foi ativado durante os eventos. Uma plataforma sobre a qual foram colocadas ferramentas permitiu aos visitantes, acompanhados por um mediador, trabalhar esta madeira extremamente maleável (mas também muito perfumada), a fim de produzir pequenos objetos.

A exposição conta com obras de Edson Barrus Atikum e yann beauvais; realização da Ygrec-ENSAPC & Experimento Produções, curadoria de Guillaume Breton e produção executiva de Rose Lima. Tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura  e conta com apoio da Prefeitura de Petrolina, Prefeitura de Carnaubeira da Penha e Prefeitura de Aubervilliers

Edson Barrus Atikum
Artista multimídia, doutor em Psicologia Clínica da PUC – SP, mestre em História da Arte/Linguagens Visuais, fundou e supervisionou de 2002 a 2006 o espaço de autonomia experimental ‘Rés do Chão’ no Rio de Janeiro. É propositor do projeto ‘Imburana, Açúcar Invertido’ e do projeto ‘Cão Mulato’. É editor da revista ‘Nós Contemporâneos’, publicou nas revistas ‘Item’, ‘Lugar Comum’, ‘Arte & Ensaios e Global Brasil’ e ‘Gruppen’. Atua como ArtTrainee dinamizando a circulação de ideias e fomentando a reflexão sobre processos de criação. Cofundador e curador, entre 2011-2015, juntamente com yann beauvais, do espaço B3 no Recife. Livros organizados: yb150213(2014) e arTTrainee (2017), bcubico (2022).

yann beauvais 
Cineasta, crítico e curador independente. Atuou na curadoria de diferentes museus e festivais. Realizou mais de cinquenta filmes e vídeos desde os anos 70. Trabalha com Instalações e performances desde os 80. Alguns de seus trabalhos integram as coleções do MOMA-NY, Centre Georges Pompidou - Paris, Cal Arts-Los Angeles, Art Gallery of Ontario- Toronto, Cinémathèque de Jerusalém etc. Fundou em 1982 a cooperativa de distribuição de filmes experimental ‘Light Cone’, Paris. Em 1983, criou a revista ‘Scratch, e SCRATCH Projection’ - espaço de projeção de cinema experimental e vídeo arte em Paris. Em 2011, cofundou com Edson Barrus Atikum o espaço B3 no  Recife. Em 2022 lançou o livro 'yann beauvais : Agir le cinéma - Les presses du réel' e o livro bcubico com Edson Barrus Atikum.

Veja também

Morre o escritor José Clemente Pozenato, autor de "O Quatrilho", aos 86 anos
luto

Morre o escritor José Clemente Pozenato, autor de "O Quatrilho", aos 86 anos

Quem matou Rubens Paiva: relatório de 2014 revelou assassino do ex-deputado
justiça

Quem matou Rubens Paiva: relatório de 2014 revelou assassino do ex-deputado

Newsletter