Logo Folha de Pernambuco

EXPOSIÇÃO

Exposição ''Insistância'' aporta na galeria Águas Belas, no Recife

A artista Christina Machadoabre expõe seu processo criativo revisitando, reinventando e criando obras

Christina Machado realiza abertura da sua nova exposição ''Insistância'', na galeria Águas BelasChristina Machado realiza abertura da sua nova exposição ''Insistância'', na galeria Águas Belas - Foto: Divulgação/Júlia Machado

A exposição ''Insistância'', de Christina Machado, realizou sua abertura na galeria Águas Belas, na Madalena, nesse sábado (23), das 16h às 20h.  A artista expõe a partir do seu processo criativo, ela revisita, reinventa e cria obras. 

A palavra insistância vem da união de duas palavras: insistência e distância. A ideia de Christina é propor uma reflexão sobre a necessidade de revisitar e cuidar de algo. A mostra marca a reabertura da galeria após a pandemia da Covid-19 e tem curadoria de Joana D’Arc.

Sobre a exposição
''Insistância'' celebra a trajetória de Christina Machado e vai ocupar duas salas, apresentando 31 obras, nos mais variados suportes, como vídeo, objeto, escultura, pintura, serigrafia, fotografia e, claro, trabalhos com argila/cerâmica, uma referência na sua produção. 

''Estou nesse espaço desde 1983. É um local muito rico, parte do meu desenvolvimento artístico e as obras que vou expor revelam ao público como se dá o meu processo, como as coisas vão acontecendo e como uma obra vai chamando a outra, dando mote para uma nova criação'', explica Christina.

''Christina Machado é uma artista rara no campo das artes visuais e da produção da arte contemporânea em nosso meio, por ter trilhado caminhos da subjetividade, da arte relacional e dos processos de cura. Ao longo de uma trajetória de mais de 40 anos de atuação completados em 2020, têm desenvolvido uma vasta e inquietante pesquisa com  a argila, sobretudo, quando essa passa a colar-se a sua pele, corpo, existência e transforma-se em essência'', comenta a curadora Joana D’Arc.

O recorte que será apresentado em ''Insistância'' começou a se desenhar ainda antes da pandemia. 

''O Brasil sofre o golpe em 2016, e logo saiu a notícia de uma menina que havia sofrido um estupro coletivo por mais de 30 homens. Isso tudo me fez voltar a pensar nas ‘Vaginas’, um trabalho antigo que havia iniciado pelos anos 2000'', lembra. 

Nessa obra, Christina tem como matriz de gesso sua pélvis e a molda no barro, criando intervenções das mais diversas maneiras, a partir desse órgão do corpo feminino.

As ''Vaginas'' são derivações de ''A pele'' é o que separa o corpo do mundo, pesquisa que é a base de todo o processo criativo da artista. Segundo a artista, todo esse processo de revisitar essas pesquisas foi abrindo novas reflexões. 

Exposição ''Insistância''
Quando: Até 25 de janeiro, de quinta a sábado, das 15h às 19h.
Onde: Galeria Águas Belas - Rua Águas Belas, 53, Madalena
Contato para agendamento de visita: (81) 99626.8989
Instagram: @atelierdasaguasbelas

Veja também

Esposa de Maurício Kubrusly explica por que topou filme que aborda diagnóstico de demência do marido
documentário

Esposa de Maurício Kubrusly explica por que topou filme que aborda diagnóstico de demência do marido

"Joy": novo filme da Netflix é celebração da fertilidade, da persistência e da ciência
Fatos reais

"Joy": novo filme da Netflix é celebração da fertilidade, da persistência e da ciência

Newsletter