Exposição: Museu do Estado de Pernambuco recebe mostra com obras de João Câmara
São 85 obras presentes na mostra
O Museu do Estado de Pernambuco abriu as portas, na noite desta quarta-feira (12), para a exposição “João Câmara 80 Anos: Pinturas Digitais”. A mostra pode ser visitada pelo público desta quinta-feira (13) até 14 de julho.
“É um recorte mais recente da obra de João, que é um pintor das telas, tintas e pincéis. Aqui nós temos os exercícios do artista com a tecnologia digital dos programas de criação de imagem”, explicou Weydson Barros Lima, curador da exposição.
São 85 obras presentes na mostra, incluindo quatro pinturas a óleo, mas com foco nas imagens criadas digitalmente pelo artista que, em janeiro deste ano, celebrou oito décadas de vida.
Personagens e cenas da literatura são recorrentes em boa parte das telas que constituem a exposição. No entanto, João Câmara afirma que não há um mote único para as criações.
“A característica do digital, com essa lateralidade narrativa que ele tem, é o aumento do aspecto da diversão da rota. Você percorre muitos personagens, lugares e tempos”, afirmou o artista.
A exposição tem produção de Vera Magalhães e Beth Marinho. Durante a abertura, João Câmara lançou seu segundo livro de crônicas, “A Caminho de Querétaro” (Topbooks Editora), e o seu livro/catálogo de obras digitais, publicado pela DG Design Gráfico.