FÉ E ARTE

Exposição no Convento São Francisco, em Olinda, traz representações contemporâneas do presépio

A tradição de representar visualmente o nascimento de Jesus completa 800 anos em 2023

Exposição "Esperançar: Presépios na pintura contemporânea", no Convento São Francisco de OlindaExposição "Esperançar: Presépios na pintura contemporânea", no Convento São Francisco de Olinda - Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

Diz o catolicismo que o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, em 1223, durante uma viagem a Greccio, na Itália. A tradição natalina de representar visualmente o nascimento de Jesus completa, portanto, 800 anos em 2023. Para celebrar o jubileu, o Convento São Francisco de Olinda inaugura nesta terça-feira (5), às 18h, a exposição “Esperançar: Presépios na pintura contemporânea”

Em cartaz até 31 de janeiro, a mostra coletiva reúne peças de 28 artistas, amadores e profissionais, que fazem parte do Atelier Ploeg. São obras inéditas, produzidas recentemente, especialmente para a ocasião, e utilizando técnicas diversas. A maioria é de pintura em óleo sobre tela e acrílico sobre tela, mas também há três trabalhos com colagem e um trabalho também feito a partir de entalhe em madeira.

“O convite [para a exposição] foi feito pela comunidade franciscana, por meio do Frei César Lindemberg [guardião do convento] aos alunos do curso de pintura. A turma aceitou e começamos, há cerca de dois meses, a pensar de que maneira poderíamos compreender e representar o presépio hoje em dia”, conta Roberto Ploeg, pintor e teólogo holandês radicado no Brasil desde 1979. 

Desde que se espalhou pelo mundo, a arte do presépio assumiu diferentes formas e expressões, de acordo com o contexto histórico e cultural no qual estivesse inserido. Na mostra de Olinda, cada artista participante - incluindo o próprio Ploeg - faz sua leitura pessoal da cena do nascimento de Cristo.

“Algumas pinturas ficaram próximas à comemoração dos 800 anos do presépio e à figura de São Francisco, com ele presente na tela, ou tendo a imagem do Convento no cenário”, aponta. Outras obras buscam representar a repercussão violenta dos conflitos entre Israel e o Hamas, que já levou à morte de milhares de pessoas. 


“O acontece hoje nos remete à narrativa bíblica. O poder colonizador fez Maria e José se colocarem a caminho de Belém. Maria dá à luz sob a permanente ameaça da matança dos primogênitos por Herodes. É o que vemos hoje em dia, com mais de 6 mil crianças mortas nessa guerra. Diante de tudo isso, para onde ir? A Bíblia fala da fuga para o Egito e, no sul de Gaza, talvez, a única possibilidade de sobreviver seja essa também. Você nota como é atual a história que os evangelhos nos contam?”, questiona. 

A cena do nascimento de Cristo foi transposta para um contexto brasileiro, marcado pela exclusão social, em diversas obras presentes na exposição. Pessoas em situação de rua, indígenas, nordestinos e trabalhadores ocupam os lugares de Maria, José e os Reis Magos nessas representações.  

“Natal é celebração de vida nova. O título da exposição trouxe o neologismo de Paulo Freire, que é ‘esperançar’, e vários quadros expressam isso: o momento do nascimento, que é também a possibilidade de paz entre os povos. É o sonho da gente poder conviver como irmãos nesta terra”, diz. Parte da renda arrecadada com a mostra será destinada para a manutenção do Convento São Francisco de Olinda, que é o primeiro convento franciscano do Brasil, fundado em 1585. 

Serviço:
Exposição “Esperançar: presépios na pintura contemporânea”
Abertura nesta terça-feira (5), às 18h; visitação de amanhã até 31 de janeiro, de segunda-feira a sábado, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30
No Convento São Francisco de Olinda (Rua de São Francisco, 280, Carmo, Olinda) 
Entrada: R$ 5
Informações: (81) 3429-0517
 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter