Logo Folha de Pernambuco

ARTE DE FAVELA

Exposição no Paço do Frevo apresenta obras de artistas de favelas

"Favela em Fluxo" será aberta neste terça-feira (15) no Paço, com acesso gratuito; obras assinadas por artistas de favelas de Recife integram a mostra

A exposição "Favela em Fluxo" chega nesta terça-feira (14) no Paço do Frevo, Bairro do Recife, com acesso gratuitoA exposição "Favela em Fluxo" chega nesta terça-feira (14) no Paço do Frevo, Bairro do Recife, com acesso gratuito - Foto: Dondinho/PCR

Será no Recife a primeira parada da exposição "Favela em Fluxo" - mostra itinerante aberta nesta terça-feira (14) no Paço do Frevo, Bairro do Recife, com acesso gratuito e apresentação da cantora e poeta pernambucana Bione, além de performance de Inaê Silva. 

No espaço, o público é convidado a trocas culturais em meio à democratização da arte e reconhecimento de fazeres artísticos de comunidades do Brasil, inclusive da Capital pernambucana, que terá entre as 22 obras expostas, assinaturas dos artistas locais Vitória Vatroi, Nomes, Lua Barral, Cigana e Francisco Mesquita. 

Esculturas, telas, fotografia, ilustrações, pinturas e vídeos integram a mostra, que será ocupada também por obras de Mila Souza, Uiler Costa Santos, Fernando Queiroz, Zaca Oliveira e Elson Júnior (Salvador); Jade Maria Zimbra, Abarte Júnior, Gael Affonso, Wallace Lino e Deize Tigrona (Rio de Janeiro) e Robinho Santana, Janaína Vieira, Mayara Amaral, Absurdo (Wadjila Tuany), Pétala, MC Mano Feu e Luíza Fazio (São Paulo).

 

“Para nós, é uma alegria imensa receber ‘Favela em Fluxo’, exposição que evidencia a efervescência criativa das favelas. Seguimos na certeza de que a cultura é o melhor diálogo para aproximar e ressignificar os territórios de periferias e centros”, enaltece Luciana Félix, diretora do Paço do Frevo.

Dados em meio à arte
Para além das obras, a exposição, que tem curadoria formada por Aline Bispo, Leonardo Moraes, Rebecca França e José Eduardo Ferreira Santos, vai explorar em dados informações sobre favelas brasileiras, instigando também o público a pensar o futuro desses espaços por meio de ferramentas interativas e debates.

“Quando entendemos a favela como nosso ponto de partida, ela torna-se nosso território de aquilombamento e sapiência. Esse território é guerreiro quando precisa ser um guerreiro; também é o recuo se a luta não é necessária. Isso fundamenta a continuidade de vida. Favela é espaço e tempo para construir infâncias comunitárias, coletivas, brincantes", ressalta uma das curadoras, Rebecca França. 

Museu das Favelas
Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a mostra “Favela em Fluxo" é iniciativa do Museu das Favelas - equipamento gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), assim como também é o Paço do Frevo, da Prefeitura do Recife.

Esta é a primeira itinerância realizada entre equipamentos geridos pelo Instituto, que faz a gestão de centros culturais públicos de importância para o País e programas ambientais.

O Museu do Amanhã e o Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, também são equipamentos atualmente geridos pelo IDG.

“Favela em Fluxo” segue para o Solar Ferrão, em Salvador, e na sequência, respectivamente para o Museu da Maré, no Rio, e para a própria sede do Museu das Favelas, no Palácio dos Campos Elíseos, em São Paulo, onde fecha a temporada.

Serviço
Exposição "Favela em Fluxo"

Quando: abertura hoje às 19h, com acesso gratuito, e em cartaz até 14 de julho
Onde: Paço do Frevo - Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife

Visitação pública: de 15 de maio a 14 de julho - terça a sexta, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 11h às 18h
A partir de R$ 5 na bilheteria do museu ou no Sympla (às terças, entrada gratuita)
Informações: @pacodofrevo

Veja também

Festival Recife do Teatro Nacional reúne grandes nomes da atuação, a partir desta quinta-feira (21)
Artes Cênicas

Festival Recife do Teatro Nacional reúne grandes nomes da atuação, a partir desta quinta-feira (21)

Após cancelar Farofa, Gkay quer transformar evento em "maior festival de música do Brasil"
farofa da gkay

Após cancelar Farofa, Gkay quer transformar evento em "maior festival de música do Brasil"

Newsletter