Logo Folha de Pernambuco

rio de janeiro

Fã que morreu em show de Taylor Swift teve exaustão térmica causada pelo calor, aponta laudo

Ana Clara Benevides, de 23 anos, teve hemorragia no pulmão e três paradas cardiorrespiratórias

Ana Clara Benevides Machado no show do Taylor Swift Ana Clara Benevides Machado no show do Taylor Swift  - Foto: Daniele Menin/Arquivo pessoal

A universitária Ana Clara Benevides, de 23 anos, fã que morreu durante o primeiro show da cantora Taylor Swift, teve exaustão térmica causada pelo calor, aponta laudo. No dia do evento, que aconteceu no dia 17 de novembro, no Estádio Nilton Santos, a sensação de calor na cidade chegou aos 59,3 graus. Benevides começou a passar mal logo no início do show e chegou a ser socorrida, mas não resistiu. O caso foi registrado na 24ª DP (Piedade), que investiga o caso.

Segundo o g1, a evolução clínica aponta para exaustão térmica com quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, evoluindo para morte súbita. A morte foi causada por hemorragia alveolar — rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões —, e paralisação de vários órgãos por exposição difusa ao calor.

Segundo a delegada Juliana Almeida, titular da 24ª DP, o pai de Ana Clara, José Weiny Machado, afirmou que a filha não tinha doenças preexistente e ele também não tinha o conhecimento de que ela tomava medicamentos.

Ao Globo, um amigo da vítima relatou que ela passou mal logo no início da apresentação, no momento em que a primeira música era executada. Na época, fãs reclamaram da proibição da entrada no local do show sem garrafas d’água, por conta de restrições impostas pela segurança.

Segundo o laudo da jovem, Benevides teve hemorragia no pulmão e três paradas cardiorrespiratórias, como adiantou O Globo. A jovem era estudante de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no Mato Grosso.

Benevides chegou a ser socorrida ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. No mesmo dia, a cantora Taylor Swift publicou uma carta aberta sobre a morte de Ana Clara.

"Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso te dizer o quão devastada estou com isso. Tenho muito pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais. Não vou poder falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza quando tento falar sobre isso. Quero dizer que agora sinto profundamente essa perda e que meu coração partido está com sua família e amigos. Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil", publicou a cantora em suas redes sociais.

Veja também

Cinco anos após morte de Gugu Liberato, disputa por herança de R$ 1 bilhão segue na Justiça
Famosos

Cinco anos após morte de Gugu Liberato, disputa por herança de R$ 1 bilhão segue na Justiça

Maurício Kubrusly: quais são os sintomas da demência frontotemporal, condição que afeta o jornalista
saúde

Maurício Kubrusly: quais são os sintomas da demência frontotemporal, condição que afeta o jornalista

Newsletter