Fábio Lucas é eleito para a Academia Pernambucana de Letras; saiba mais sobre o escritor
Jornalista vai ocupar a cadeira de número 01, que tem Bento Teixeira como patrono
O jornalista e escritor Fábio Lucas de Barros e Silva foi eleito, segunda-feira (19), para integrar a Academia Pernambucana de Letras. O novo “imortal” ocupará a cadeira de número 01, substituindo Olimpio Bonald Neto, que morreu em janeiro deste ano.
A eleição ocorreu na sede da instituição, no bairro das Graças, e o novo acadêmico recebeu 28 votos para ocupar a cadeira, cujo patrono é o poeta Bento Teixeira. "Hoje a Casa se rejubila com a perspectiva de renovação: é assim que acolhe o novo acadêmico Fábio Lucas. Portanto, uma aposta e uma alegria", declarou Lourival Holanda, presidente da APL.
Fábio Lucas tem 52 anos de idade e atualmente preside o Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele atua também como jornalista independente, editor, curador, redator e consultor de comunicação. Também é autor dos livros “Quaoar” (2005), “A psicanálise do clone” (2007) e “Um objeto que vê” (2009).
Leia também
• Garfield completa 45 anos de publicação nesta segunda-feira (19); confira o legado do felino
• Novo imortal da APL, Mário Hélio fala sobre eleição para a casa: "Instituição cada vez mais aberta"
• Jornalista Mário Hélio é eleito novo imortal da Academia Pernambucana de Letras
O escritor classificou a eleição para a APL como uma honra indescritível. "Tenho consciência da privilegiada posição que isto significa, para compartilhar, sobretudo às novas gerações, os valores de nossas letras, autoras e autores, assim como incentivar a continuidade e a renovação da arte literária em nosso Estado", disse.