Logo Folha de Pernambuco

GRATUITO NO RECIFE

FAM Festival tem Academia da Berlinda, Spok, Flaira Ferro e outras atrações neste fim de semana

Depois de cinco edições em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Salvador, o evento desembarca na capital pernambucana, no Parque Santana

FAM Festival reúne música, arte e gastronomia e  será realizado pela primeira vez no RecifeFAM Festival reúne música, arte e gastronomia e será realizado pela primeira vez no Recife - Foto: Divulgação

Recife se prepara para receber o FAM Festival pela primeira vez, neste final de semana. Depois de cinco edições em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Salvador, o evento chega na capital pernambucana, com shows, gastronomias e outras atrações, neste sábado (23) e domingo (24), no Parque Santana, na Zona Norte do Recife. A programação de shows inicia, em ambos os dias, às 12h, alternando DJS com bandas, e encerrando às 22h.

O FAM Festival apresenta programação com a curadoria de Luiza Morandini, da Jazz Tempo, que contempla desde o frevo dançante de Maestro Spok ao chamego cadenciado de Forró na Caixa, passando pela performance enérgica da artista Flaira Ferro. 

Programação
No sábado quem sobe ao palco do FAM é DJ Sarah Falcão, Laís de Assis Trio, Karol Maciel, Forró na Caixa e Maestro Spok. Já no domingo será a vez de DJ Numa, Ivison Trio convidando Laíz de Oyá, Coco Raízes de Arcoverde, Flaira Ferro e Academia da Berlinda. Prezando pela acessibilidade em sua programação, o evento conta com intérpretes de Libras durante os shows.

Com entrada gratuita e programação para toda a família, o FAM Festival tem três grandes pilares que carrega em seu nome: Food (gastronomia), Art (arte) e Music (música).

Realizado pela agência Scheeeins com incentivo da Electrolux, do Ministério da Cultura e apoio da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, o festival será das 11h às 22h  nos dois dias - sábado e domingo - no Parque Santana, no bairro homônimo locaizado na Zona Norte do Recife.

Artistas, coletivos e bandas locais irão integrar as atividades do festival, que tem conceito inspirado nos icônicos festivais de verão da Europa cujo propósito é permitir que as pessoas curtam os espaços verdes da cidade entre amigos e em família.

O acesso a toda a programação - que será divulgada em breve - é gratuito. A retirada dos ingressos já está disponível no site do Festival.

Música
"Fazer a curadoria desta edição do FAM Festival em Pernambuco é um privilégio. É inspirador mergulhar neste universo tão vasto e plural, e costurar a programação para contar uma história que conversa com o que temos feito em outras edições, onde recebemos grandes artistas de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Aqui não será diferente, vamos ter música instrumental de primeiríssima, diferentes ritmos regionais, diversidade, autoralidade, mestres e novos artistas; todos juntos celebrando a música brasileira, e o palco e os espaços públicos como lugares democráticos de fazer e fruir arte”, afirma Luiza Morandini, responsável pela direção artística. 

Gastronomia
Terra que tem na gastronomia uma das suas principais forças, Recife entrega tudo na primeira edição do FAM Festival na capital pernambucana. Dentre os chefs e restaurantes já confirmados, estão: Cesar Santos (Oficina do Sabor - pratos regionais), Biba Fernandes (Chiwake - comida peruana), Chef Salvadori (gastronomia italiana e mediterrânea), Bruno BBQ (carnes), Marcela Soares (Doces) , Beethoven Picui (Comida Regional PE). A curadoria é do pernambucano Marcos André, do perfil @essediafoifood.

Arte, sustentabilidade e inclusão
A diversidade artística se faz presente por toda a programação do FAM Festival. Apresentação de malabares e performances irão acontecer ao longo dos dois dias, integrando o público às atividades do evento. A responsabilidade ambiental é uma das prioridades do festival e esse compromisso está presente na Instalação “2050”, do Coletivo Maravilixo, desenvolvida exclusivamente para o FAM Recife. A intervenção é um convite à reflexão em torno do tema do descarte incorreto do plástico nos oceanos e o quanto essa realidade é alarmante e precisa de uma tomada de consciência coletiva.

Para garantir que todos os resíduos recicláveis gerados no evento sejam descartados da forma mais adequada foi firmada uma parceria com o Coocencipe, cooperativa de reciclagem pernambucana que trabalha com coleta, triagem e separação. 

A estrutura também vai contar com purificadores de água no lounge da Electrolux, disponíveis para todo o público com o objetivo de reduzir o consumo de garrafas plásticas no evento. Para isso, a organização do FAM irá disponibilizar copos reutilizáveis que serão trocados por uma doação para a Cooperativa Ecovida Palha de Arroz. 

A Cooperativa Ecovida Palha de Arroz é um grupo fundado no Recife em 2016 e formado exclusivamente por mulheres. Trabalhando com resíduos plásticos, elas transformam o que comumente é chamado de lixo em objetos utilitários e decorativos como cachepôs, lixeiras, organizadores, entre outros itens.

As apresentações musicais do FAM Festival também terão intérpretes de Libras no palco e as operações gastronômicas vão contar com cardápios em braille. A mobilidade urbana também foi pensada, para isso, serão instalados bicicletários no parque.

 

Veja também

Newsletter