Logo Folha de Pernambuco

Celebridades

De Anitta a Juliette e Gil do Vigor, celebridades incentivam seguidores a tirar o título de eleitor

GKay, Luísa Sonza e Anitta estão usando as redes sociais para pedir que todo mundo com idade de votar procurem tirar o título este ano

AnittaAnitta - Foto: Reprodução/Instagram

GKay, Luísa Sonza e Anitta estão entre as celebridades incentivando seus fãs e seguidores a tirar o título de eleitor. As famosas usaram as redes sociais para pedir que todo mundo com idade de votar procurem tirar o título este ano.

Uma campanha espontânea, impulsionada por publicações de artistas e personalidades que inclui ainda nomes como Juliette e Bruna Marquezine, nas redes sociais, tem estimulado jovens a partir de 16 anos a tirar o título eleitoral. A data limite para providenciar o documento, a tempo de votar nas eleições de 2022, é 4 de maio.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pouco mais de 13% da população com idade entre 16 e 17 anos está apta a votar atualmente. O número é baixo, se comparado a anos anteriores. Em fevereiro de 2018, o percentual era de 23,3%.

A cantora carioca Anitta brincou no twitter dizendo que só tiraria foto com quem tem mais de 16 anos se a pessoa tivesse título de eleitor.

Tweet de Anitta. - Foto: Reprodução

Já a cantora paulista Luísa Sonza usou os stories do instagram para reforçar a importância do voto. "Tô aqui passando para avisar que vocês, jovens com mais 16 anos, deveriam estar tirando o título de eleitor agora e vocês não estão. Então, por favor, clica aqui nesse link e tira o título, porque esse ano é um ano muito importante e voce precisa votar", disse a cantora de 22 anos.

"Não adiantar gritar 'Fora Bolsonaro' nos shows e não tirar o título de eleitor, entendeu?", completou Luísa.

"O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa", tuitou Juliette. "Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE", informou.

"Mais do que o nome de quem ocupa um cargo, o seu voto influencia a qualidade dos serviços de saúde gratuitos e pagos, diretrizes da educação pública e privada, transporte, alimentação e muito mais. Seu voto faz a diferença!", ressaltou a ex-BBB e cantora, que inicia turnê de shows no próximo sábado (26).

O movimento de famosas pedindo conscientização dos fãs não terminou por aí. A infleunciadora GKay também foi nos stories falar com seus seguidores sobre o assunto. "Na minha época a gente ficava doidinho pra completar idade, para tirar o título de eleitor e votar logo, exercer o direito de cidadão. E agora vcs não querem mais tirar o título", falou. E ainda completou: "Vai gente, corre! Sai do TikTok e Twitter e vai tirar o título".

O economista e ex-BBB Gil do Vigor também reforçou a campanha. Nas redes sociais, ele escreveu: "Cadê os vigorosos de 16 e 17 anos? Já tiraram o título de eleitor de vocês?? É rápidinho e o primeiro título dá pra tirar online. Se você tem 15 anos e completa 16 anos até outubro, já pode tirar também".

Bruna Marquezine embarcou na campanha e republicou o post da amiga Anitta. "Bora, galera adolescentes", incentivou. A atriz também repostou a publicação de Giovanna Ewbank.

Até Inês Brasil, que se tornou hit na web por seu vídeo inusitado de inscrição no "Big Brother Brasil", engrossou a campanha. Com uma montagem de si com a faixa presidencial, a influenciadora digital publicou, no Twitter, um passo a passo para tirar o título.

O Título de Eleitor deve ser feito online, através do site do TSE.

Veja também

Entenda por que Ivete Sangalo aparece com o braço imobilizado no "Lady Night", com Tatá Werneck
Ivete Sangalo

Entenda por que Ivete Sangalo aparece com o braço imobilizado no "Lady Night", com Tatá Werneck

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025
HOMENAGEM

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025

Newsletter