Farofa da Gkay tem banheiro para pessoas não-binárias; entenda
Festa organizada por humorista e influenciadora digital paraibana reúne centenas de celebridades da internet num hotel em Fortaleza
Masculino, feminino e não-binário. Há três portas diferentes no espaço destinado aos banheiros da Farofa da Gkay, festa organizada pela influenciadora digital e humorista paraibana Gessica Kayane (mais conhecida pelo apelido Gkay), e que chama atenção pela presença de celebridades da internet e ares de megafestival.
O "banheiro não-binário", como se lê na porta do toalete, é destinado para pessoas de sexualidade não-binária (ou genderqueer, no inglês). Esse conceito é definido pelo Centro de Equidade de Gênero da Universidade da Califórnia em Berkeley como:
“Uma pessoa cuja identidade de gênero não é nem homem nem mulher, está entre os sexos ou além, ou é uma combinação de gêneros. Essa identidade é geralmente uma reação à construção social do sexo, aos estereótipos de gênero e ao sistema binário de gênero. Algumas pessoas não binárias se colocam sob o guarda-chuva dos transgêneros, enquanto outras não”.
Leia também
• Saiba quem é Nusret Gokçe, o chef-celebridade que serviu a carne de ouro para os atletas brasileiros
• "Harry & Meghan", documentário da Netflix que reabre feridas na família real britânica
• Looks da Farofa da Gkay: famosos transformam abadá da festa em top, macacão, luva; veja fotos
Da última década para cá, na tentativa de deixar mais claro para a população em geral o que significa ser um não-binário, a comunidade que luta pela liberdade de gênero criou a hashtag #WhatGenderqueerLooksLike ("com o que genderqueer se parece", em tradução livre). Pessoas não-binárias são incentivadas a publicar selfies suas nas redes sociais, acompanhas da hashtag, para que todos possam aprender o que significa ter essa identidade de gênero.
Famosos não-binários
Personalidades declararam, recentemente, que se identificam como não-binários. A atriz e diretora Bárbara Paz contou, numa entrevista, que se descobriu como pessoa não binária, e que não se classifica exclusivamente no gênero masculino ou no feminino.
"Sou uma pessoa inquieta. Uma mulher, um homem, não-binária. Descobri que sou não-binária há pouco tempo. Um amigo meu falou que eu era, e eu acreditei, entendi", explicou.
Os cantores Demi Lovato e Sam Smith também se identificam como não-binário. "Não sou homem nem mulher. Acho que flutuo em algum lugar entre os dois", afirmou Smith.
Festa tem transmissão ao vivo
Evento que reúne celebridades da internet num hotel em Fortaleza, no Ceará, a Farofa da Gkay ganha transmissão ao vivo, pela primeira vez, neste ano. A festa privada teve início na última segunda-feira (5) e se estende até 7 de dezembro. Na edição de 2022, nomes como Anitta, Ivete Sangalo, Pabllo Vittar, Luísa Sonza e Wesley Safadão fazem shows por lá.
O Multishow e o Globoplay realizam a transmissão ao vivo do evento, sempre a partir das 22h, entre 5 e 8 de dezembro. Pela TV, os espectadores poderão assistir aos shows que acontecem no palco montado na festa, que reunirá cerca de 400 celebridades — haverá entrevistas com alguns convidados na plateia. O dark room, quarto escuro voltado para "pegação", como brinca a anfitriã Gkay, é local onde a entrada de qualquer câmera (inclusive, a de celulares) está proibida.