FAUSTÃO

Faustão está 'muito disposto' e evolui bem, diz boletim médico

Apresentador passou por transplante de coração no último domingo (27)

 Fausto Silva, apresentador Fausto Silva, apresentador - Foto: Estevam Avellar/TVGlobo

O apresentador Fausto Silva está "muito disposto" e segue evoluindo bem, de acordo com boletim médico do Hospital Albert Einstein divulgado na noite desta quarta-feira. Faustão passou por um transplante de coração no último domingo.

Segundo a equipe de médicos, ele se comunica normalmente e já começou a fazer fisioterapia. "A função cardíaca está normalizada e estável e, hoje, foram retirados o dreno e alguns cateteres", contam.

Leia a íntegra do boletim médico:
"O paciente Fausto Silva continua evoluindo dentro do esperado. Está se comunicando normalmente e se mostra muito disposto, após 72 horas desde a realização do transplante de coração, ocorrida no último domingo, no Hospital Israelita Albert Einstein.

A função cardíaca está normalizada e estável e, hoje, foram retirados o dreno e alguns cateteres, além de o paciente ter iniciado a fisioterapia.

Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein

Dr. Fábio Antônio Gaiotto, cirurgião cardiovascular do Hospital Israelita Albert Einstein

Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein"

 

'Sair andando'
Em entrevista ao GLOBO nesta quarta-feira, o cardiologista Fernando Bacal contou que Fausto Silva responde bem ao pós-operatório e não vê a hora de sair andando pelo quarto.

"Ele está bem, evoluindo dentro do esperado, com o coração funcionando bem, consciente. Já quer sair andando", disse Bacal.

A disposição é um bom sinal, mas a recuperação leva tempo. A primeira semana pós-transplante é a mais delicada, na qual os médicos observam, principalmente, sinais de eventual rejeição ao novo coração.

"Precisamos aguardar, mas o pós-operatório está indo bem e esperamos que em breve ele esteja bem para sair", diz Bacal.

Por que Faustão precisou fazer transplante de coração?
Normalmente, pacientes transplantados ainda aguardam cerca de um mês entre hospital e cuidados pós-operatórios. Faustão foi submetido à cirurgia de transplante no domingo, devido ao agravamento de um quadro de insuficiência cardíaca.

'Vivi para contar': ‘O médico mandou eu viver com a Lorena um dia de cada vez’, diz mãe de criança de 7 anos na fila do transplante de coração

O apresentador permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas já respira sem a ajuda de aparelhos. Ele foi extubado na terça-feira pela manhã.

Como Faustão conseguiu um coração tão rápido?
Embora, no geral, o paciente seja inserido na ordem cronológica, ou seja, pela data da indicação para o recebimento do novo órgão, fatores como a gravidade do caso tornam o caso “prioridade”, o que faz com que o indivíduo vá para o início da fila.

No dia 20, um boletim médico do Hospital Albert Einstein explicava que Faustão estava “sob cuidados intensivos (...) em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração", uma situação grave devido à piora da insuficiência cardíaca.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter