Feira Terra Pernambuco reúne artesãos no Museu do Estado neste fim de semana
A abertura da Feira Terra Pernambuco acontece nesta sexta-feira (13), com oficinas de capacitação no Sebrae
Buscando exaçtar a diversidade cultural de Pernambuco, nasce no Recife a Feira Terra Pernambuco – Feira de Inovação, Arte e Gastronomia. A abertura acontece nesta sexta-feira (13), com oficinas de capacitação no Sebrae, na Ilha do Retiro.
Já no sábado (14) e domingo (15), a feira será nos jardins do Museu do Estado de Pernambuco, localizado no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. A entrada para o público será gratuita nos três dias de evento.
Leia também
• Natal e Ano-Novo alteram horários de shoppings em Pernambuco; confira
• Pernambuco: Seap abre seleções com 57 vagas para técnico e superior; veja salários
• Natal de Jaboatão: com cantata na rua da árvore, confira programação desta quinta-feira (12)
Feira Terra Pernambuco
A feira visa a proporcionar uma verdadeira imersão na cultura e no empreendedorismo local, com foco na divulgação da produção artesanal e na valorização do trabalho manual.
Durante os três dias de evento, o público e os expositores terão a chance de participar de rodas de conversa com produtores locais das mais diversas áreas: artesanato, artes visuais, moda e gastronomia.
Além disso, a feira oferecerá ainda palestras, atividades sensoriais e apresentações musicais, criando um ambiente interativo e enriquecedor.
Homenageado
Esta primeira edição presta homenagem ao ceramista José Lima Gomes, conhecido como Zezinho Muriçoca. Natural de Caruaru, Zezinho é um mestre do barro e tem seu trabalho reconhecido mundialmente.
Sua produção inclui panelas, bules, e esculturas de personagens do cotidiano nordestino, como Lampião e Maria Bonita. Para ele, o barro é sua vida e felicidade, e seu trabalho autoral é uma das maiores expressões culturais de Pernambuco.
Valorização cultural e empreendedora
A Feira Terra Pernambuco surge como mais um impulsionador da arte e do empreendedorismo no estado, promovendo não apenas a comercialização dos trabalhos, mas também a troca de experiências entre os produtores e a conexão direta com o público consumidor.
Segundo a gestora cultural Luciana Ourique, que idealizou o evento, a feira é uma oportunidade de dar visibilidade a quem não para de criar. “A Terra Pernambuco vem para ser mais uma vitrine para essas pessoas que fortalecem nossa cultura”, afirma.
Artes na Feira Terra Pernambuco
A feira também será uma vitrine para as artes visuais, com destaque para pinturas, esculturas, gravuras, fotografia, design gráfico e artesanato contemporâneo.
O evento busca proporcionar aos artistas uma divulgação direta de seus trabalhos para o público consumidor, com preços diferenciados, o que fortalece a valorização dos produtos artesanais e exclusivos.
Entre os expositores, destacam-se nomes como a ceramista Guida Marques, as artistas plásticas Jane Lima e Ana Santiago, o artesão Marcos de Sertânia e a designer Luciana Mafra, além de representantes da gastronomia, como Kaffe Café e Chocolates Massapê.
O Museu do Estado
Durante o período da Feira Terra Pernambuco, o público poderá conferir no Museu do Estado também as exposições de longa duração “Pernambuco, território e patrimônio de um povo” e “O Casarão e a cidade: uso e costumes”, além das exposições temporárias “Histórias para os reis e Pintura para rainhas” de J. Moura e “Retábulo de Lins”.
Rinaldo Carvalho, diretor do Museu, destaca que a Feira Terra Pernambuco é uma excelente oportunidade para fortalecer a cultura local: “É excelente que o Museu esteja tão envolvido, pois a troca de experiências e o incentivo à inovação são essenciais para o crescimento cultural e econômico da nossa cidade”, afirmou.
Confira a programação completa da Feira Terra Pernambuco
Sexta-feira (13)
Oficinas Sebrae
- 9h: "Planeje e conquiste construindo seu negócio do zero" – Jáuvaro Carneiro Leão
- 15h30: "Transformando negócios com marketing digital" – Silva Souza
Sábado (14)
- 10h às 20h: Feira Terra Pernambuco
- 10h: "Culinária Pernambucana e sua herança Afro Amerindia" – Manoelly Vera Cruz, CERES
- 11h: Palestra APAR sobre Cachaça e Rapadura, com Gilberto Freyre
- 11h30 às 20h: Chef’s Claudia Luna (restaurante Seu Luna) e Givago Amaro, na preparação de pratos
- 14h: Preparo de café e harmonização, com Lidiane Santos
- 16h: Show com Orquestra Giral
- 17h30: Show com Rodrigo Morcego (jazz, blues)
Domingo (15)
- 10h às 19h: Feira Terra Pernambuco
- 11h30 às 20h: Chef’s Carol Medeiros e Kácia Nogueira, na preparação de pratos
- 14h: Palestra "Inovação e Economia Criativa: O Poder do Empreendedorismo Feminino" – Martha Catão
- 15h30: Rodada de conversa sobre ESG no mercado de bebidas
- 16h30: Encontro com *Mestre Zezinho Muriçoca* e o artista plástico *Leopoldo Nóbrega*, com tema "Sustentabilidade na Arte e Economia Criativa"
- 17h30 às 20h: Chorinho Roda Infinito