Festivais de cinema estreiam em formato on-line em setembro
Setembro terá Festival de Gramado, Entretodos e 8 ½ Festa do Cinema Italiano
Os festivais de cinema estão para a produção audiovisual, assim como as casas de espetáculos estão para o teatro. Além de serem vitrines para os maiores nomes da sétima arte, revelam novos talentos e dão gás às películas independentes terem força nas salas de exibição com grandes públicos. Por causa da pandemia, parte desse circuito migrou para edições virtuais. Em setembro, festivais brasileiros, entre independentes e tradicionais, fazem sua estreia em formato on-line. Seja no streaming ou plataformas de cinema virtuais, eles têm a proposta de chegar a um público amplo e que, talvez, não acessariam à edição física.
Leia também
• 8 ½ Festa do Cinema Italiano exibe 20 filmes em edição online
• 'King Kong em Asunción', de Camilo Cavalcante, é selecionado para o Festival de Gramado
• Conheça 'Inabitável', curta pernambucano selecionado para o Festival de Gramado
Festival de Gramado
Um dos principais nomes do circuito nacional, o Festival de Cinema de Gramado (FCG), no Rio Grande do Sul, foi obrigado a se adaptar. Programada para acontecer entre os dias 18 e 26 de setembro, a 48ª edição ganhou um programa, que será transmitido pela TV Educativa do Rio Grande do Sul (TVE-RS), pelos sites do canal e do festival, além das redes sociais de ambas organizações.
Os filmes concorrentes serão exibidos no Canal Brasil, da Globosat, em TV por assinatura. Após a exibição, ficarão disponíveis no streaming durante 24 horas. No catálogo, há mostras competitivas para longas nacionais, gaúchos e latinos. Pernambuco será representado pelo filme “King Kong em Asuncion”, do cineasta Camilo Cavalcante. Entre os curtas, “Inabitável”, de Matheus Farias e Enock Carvalho, representam o Estado.
Entretodos
Em um ano em que as desigualdades sociais ficaram cada vez mais expostas, o cinema não poderia deixar de denunciar. O Entretodos - 13º Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos, que é realizado desde em 2007, em São Paulo, será exibido entre os dias 13 e 19 de setembro, com produções voltadas a debates de questões humanitárias. A mostra que procura democratizar o acesso ao cinema, levando curtas a espaços, como presídios, e a criar espaços de diálogos com os públicos, terá edição em multiplataformas.
Segundo a curadora e coordenadora do festival, Manu Sobral, a pandemia revela a importância de tratar temáticas relacionadas aos direitos humanos. “Se antes eram assuntos relacionados a pequenos grupos minoritários, hoje se reacende uma discussão em público. O direito à saúde, o direito à vida e a educação são questões que chegam a ter um alargamento de importância da temática”, conta a curadora. As informações do festival podem ser acompanhados no site https://entretodos.com.br.
8 ½ Festa do Cinema Italiano
Após uma década sendo exibido em cidades lusófonas e em três continentes distintos, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano será exibido neste ano virtualmente e aberto ao público. Os filmes serão disponibilizados no site do festival (www.festadocinemaitaliano.com.br) e na plataforma Looke (www.looke.com.br). Serão transmitidos 20 filmes italianos, entre os melhores do país nos últimos anos, e com destaques em premiações internacionais. Entre os destaques, estão os filmes “Normal”, de Adele Tulli, e “Selfie”, de Agostino Ferrente. Ambos foram selecionados em anos anteriores no Festival de Berlim.