Logo Folha de Pernambuco

Sincretismo Religioso

Festival Água Doce: pela primeira vez presencial e no Morro da Conceição

Festival, de 2020, chega à terceira edição com homenagem a Oxum, Orixá da Fertilidade, Amor e Prosperidade

Karynna Spinelli é uma das atrações do Festival Karynna Spinelli é uma das atrações do Festival  - Foto: Divulgação

Realizado presencialmente pela primeira vez, o Festival da Água Doce celebra neste sábado (16), a mãe das águas doces, Oxum - orixá da fertilidade, do amor e da prosperidade – com festa na Ladeira do Bistrô, no Morro da Conceição, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife.

A partir das 14h, o local recebe nomes como Karynna Spinelli, Beto da Xambá, Gabi do Carmo e o Coco de Mulheres entre outros convidados. O acesso ao público é gratuito, com doação de 2kg de alimentos não perecíveis, doados posteriormente para o Ilê Axé Iemanjá, de Jardim Paulista.

 

Criado para exaltar Oxum, na data em que é celebrada a padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo, ressaltando o sincretismo religioso, o Festival nasceu em 2020 em formato virtual e com a participação de artistas nacionais, filhas de Oxum. 

Em 2021, em meio à pandemia, o evento foi gravado no ateliê do artista plástico Ferreira, em Campo Grande, e exibido no Instagram do Festival (@festivalaguadoce). Este a celebração estreia em versão presencial.

Além dos nomes já citados, integram a programação do Festival da Água Doce, Helena Cristina, Nathalia Bellar, Poliane Forte, Gabriela Sampaio e o Afoxé Oxum Pandá. A banda Benza Deusa acompanha os artistas, e a direção harmônica será de Rubem França, a percussiva de Nego Henrique e os batuques de três Ogãs das tradições Nagô, Jejê e Ketu: Álvaro Henrique, Beto Bala e Rafa Peixoto.

O Festival vai celebrar também os sete anos da grife Odôyá Ateliê dos Orixás, com exposição de roupas africanas e mostra de artesanato do ceramista Laymistone e da artesã Rhaissa Ramos (Otá Agbês), ambos do Ilê Axé Omo Ogundê. 

Serviço
Festival Água Doce

Sábado (16), a partir das 14h, na Ladeira Bistrô, Morro da Conceição (Rua do Morro da Conceição, 243 - ao lado do CERVAC)
Acesso gratuito com doação de 2kg de alimentos não perecíveis

Veja também

Newsletter