ARDEMARESIA

Festival ArdeMaresia, no Estelita, acontece sábado (11) e promove cena independente de música

Evento reúne as bandas pernambucanas Hóspedes da Rua Rosa e Mangroov, além da participação da banda baiana Tangolo Mangos

A banda pernambucana Hóspedes da Rua Rosa é uma das atrações do ArdeMaresiaA banda pernambucana Hóspedes da Rua Rosa é uma das atrações do ArdeMaresia - Foto de Átila Teodoro e Pietra Couto

Reunindo criatividade e autenticidade, o ArdeMaresia promove um espaço para grupos independentes da música brasileira conseguirem manifestar sua sonoridade para o público recifense. A terceira edição do festival, que acontece neste sábado (11), no Estelita Bar, a partir das 16h, tem como atrações as bandas pernambucanas Hóspedes da Rua Rosa e Mangroov, além da participação da banda baiana Tangolo Mangos com a turnê do seu primeiro álbum, o "Garatujas". 

Nova brasilidade
Consideradas bandas irmãs, Hóspedes da Rua Rosa e Mangroov, dividem o palco desde 2022, no show de estreia de cada um dos grupos na primeira edição do Festival Rota Independente. A partir desse encontro, a união se fortaleceu e na busca de representar uma nova sonoridade, inspirada nas raízes do Manguebeat recifense, a parceria gerou o conceito do "Mangue Rosa". 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por ARDEMARESIA (@festivalardemaresia)

A busca por inovação e criatividade é um fenômeno intrínseco ao rock e, nesse contexto, as duas bandas estão dando um passo para uma nova fase. Formada por Aline Beltrão, Johnny de Sousa, Victor Sales e Vinícius Marçal, a Hóspedes lançou o primeiro álbum em 2022 - "Eu tô muito é pior" com influências do indie rock. Com os recentes lançamentos, da canção ''Recife, AT" e a coletânea ''6 Voltas em uma Volta Só'', a banda começou a abraçar os estilos brasileiros, como maracatu, frevo, brega e samba. 

''O nosso segundo disco vai ser mais festivo, mais pesado em questão de conteúdo, não de sonoridade. Se o primeiro álbum era voltado para o para o rock and roll gringo, eu acho que esse novo vai apresentar um lado mais brasileiro e mais de originalidade dos Hóspedes'', disse o bateirista Johnny. 

Mangroov é a outra banda pernambucana presente no festivalCrédito: Efraim Cruz

As primeiras músicas da Mangroov foram compostas em inglês, porém, a banda, formada por Dimoura, Rafael Portela, Gustavo Lippo e Paulo Falcão, adotou uma nova forma de manifestar o seu som com canções escritas em português. Os últimos singles "Mangroov" e "Tamarineira" colocam o grupo nessa posição de explorar o rock através da combinação com o blues, funk e ritmos regionais. 

"Espero que o reencontro com o público seja maravilhoso e que ele goste das novidades implementadas pela Mangroov", comentou o guitarrista Rafael Portela. 

Representatividade
A luta das bandas independentes para alcançar palcos e públicos cada vez maiores continua sendo a tônica desses artistas, pois ainda não conseguem conquistar a sustentabilidade financeira, e o apoio do público recifense, que prefere consumir material de fora ou um artista mais consolidado.

"O público recifense ainda não abraça totalmente bandas novas e isso acaba sendo um grande problema na Cidade. Porém, com o tempo, podemos ver que muitas pessoas estão começando a dar uma chance e, quem sabe, com o tempo isso permite que a cena consiga emergir", provoca Rafael Portela. 

Com o desafio de fomentar um ecossistema que dê oportunidades para os atores culturais independentes, a Hóspedes e Mangroov buscam trazer à tona essa representatividade para a cena com a inclusão de um som com raízes pernambucanas. Para Johnny, a união das bandas é uma solução para a falta de oportunidades. "Uma cena só vai existir a partir do momento em que possa haver uma comunicação entre todo mundo. Por isso surgiu essa parceria com a Mangroov. Não pode existir um ator principal, pois não adianta você só fazer uma banda com um som legal e um conceito legal", conclui ele. 

Sobre o ArdeMaresia
O Festival ArdeMaresia é uma iniciativa criada por Vinícius Marçal, da Hóspedes, como um coletivo de resistência que une a cena independente, gerando novas oportunidades para as bandas encontrarem espaço e público dentro de Pernambuco. Além disso, a terceira edição promove um intercâmbio cultural com a banda baiana Tangolo Mangos, composta por Neca, Felipe Vaqueiro, João Antônio Dourado, João Denovaro e Pedro Viana. 

A banda baiana Tangolo Mangos chega no Recife com a turnê do seu primeiro álbum, o Crédito: Ricardo Dantas

Referências da música alternativa no Brasil, eles trazem para o Estelita a turnê do álbum "Garatujas (2023)", explorando um rock multifacetado no regionalismo brasileiro e na psicodelia.

"Essa união representa a coletividade e colaboração envolvidas na criação de qualquer projeto de música independente, e também é símbolo de uma movimentação que começou há anos, pelo agitador cultural Vinícius Marçal", exaltou Felipe. 

SERVIÇO
Festival ArdeMaresia

Atrações: Hóspedes da Rua Rosa, Mangroov e Tangolo Mangos
Quando: 11 de maio, a partir das 16h
Onde: Estelita - Saturnino de Brito, 385, Cabanga, Recife
Ingressos a partir de R$ 30 no Sympla
Instagram: @festivalardemaresia

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter