Festival Arte na Usina: a partir desta quinta (7), a cultura vai "moer" na Mata Sul
Programação musical, rodas de leitura e outros fazeres artísticos integram agenda de mais uma edição do festival
Uma usina de cana-de-açúcar desativada - a Usina Santa Terezinha, com produtividade notável de álcool e açúcar nos anos 1950 - segue, há pelo menos nove edições, "moendo" arte em suas diversas possibilidades, como culminância de ações pensadas para estimular turismo, gastronomia e, claro, cultura.
Este tem sido o caminho percorrido pelo Festival Arte na Usina com programação de shows, rodas de leitura e lançamentos de livros, entre outros fazeres artísticos que começam a ser realizados desta quinta-feira (7) até domingo (10) na Mata Sul do Estado, precisamente no distrito de Santa Terezinha, em Água Preta.
Por lá, nomes como Marina Lima, Céu, Almério, Martins e Conde Só Brega, celebram com música a Safra 2023, leia-se: a 9ª edição do evento que este ano traz como tema "Inovar e Evoluir".
Leia também
• Cristina Amaral grava no Teatro do Parque DVD do projeto "Uma Saudade Chamada Nelson Gonçalves"
• Alcione faz show no Bairro do Recife, em março; confira a data
• Leci Brandão faz quatro noites de shows na Caixa Cultural Recife
Com programação gratuita, o festival - realizado sob apoio da Empetur, através da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, além da parceria do Sebrae e do Fórum de Desenvolvimento da Mata Sul - pode ser curtido desde a visitação ao Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte até a programação de shows, que acontece no Pátio de Eventos da Vila de Santa Terezinha.
Mas, para além das apresentações musicais, atividades na biblioteca da usina e performance dos artistas Lívia Nestrovski e Fred Ferreira no Teatro Aberto Camilo Simões - espaço que também compõe a estrutura da usina, localizada a uma distância média de 150 Km do Recife - são opções da edição.
Marina Lima, Céu e Conde Só Brega
As atrações da 9ª edição do Festival começam a se apresentar logo mais à noite, a partir das 19h. Fica a cargo do DJ Pepe Jordão abrir a programação.
Em seguida é a vez de Marcelo Jeneci com sua "Caravana Sairé" embalar o público que recebe na mesma noite a dupla Almério e Martins, antecipando o derradeiro show do primeiro dia do evento, o da cantora paulista Céu com o show "Fênix do Amor".
Amanhã, Pepe Jordão volta a abrir a programação musical do segundo dia. Patrícia Firmino, Dany Myler e Conde Só Brega vêm em seguida.
Já no sábado (9), além da performance dos artistas Lívia Nestrovski e Fred Ferreira, a banda Fim de Feira, Filipe Cato e a cantora Marina Lima, com o show "Nas Ondas da Marina", sobem ao palco, que terá Otto e "As Quatro Estações - Otto Canta Reginaldo Rossi", fechando a noite.
No último dia do festival, no domingo, além de Pepe, às 18h, os shows seguem com Wilson Monteiro, Forró do Loirão. Geraldinho Lins encerra a programação da 9ª edição do Festival Arte na Usina, que vai contar ainda com o lançamento do livro de Íris Canto, "Desenrolada? Não. Competente!" (Editora Recanto) e a apresentação de "Ecos Histórias da Amazônia". Uma missa de Ação de Graças abre os trabalhos da festa, no primeiro dia, às 16h.
Programação
Quinta-feira (7)
16h Missa de Ação de Graças
19h Dj Pepe Jordão
20h Marcelo Jeneci
22h Almério e Martins
0h Céu - Fênix do Amor
Sexta-feira (8)
16h30 Eco histórias da Amazônia
19h Dj Pepe Jordão
20h Patricia Firmino
22h Dany Myler
0h Conde Só Brega
Sábado (9)
17h Lívia Nestrovski e Fred Ferreira
19h30 Fim de Feira - Forró da Liberdade
21h30 Filipe Catto - Belezas são Coisas Acesas Por Dentro
23h30 Marina Lima - Nas Ondas da Marina
1h Otto - As Quatro Estações - Otto Canta Reginaldo Rossi
Domingo (10)
16h30 Lançamento do livro “Desenrolada? Não. Competente!”
18h Dj Pepe Jordão
19h Wilson Monteiro
21h Forró do Loirão
23h Geraldinho Lins
Serviço
Festival Arte na Usina
Quando: desta quinta-feira (7) até domingo (10)
Onde: Distrito de Santa Terezinha, em Água Preta
Acesso gratuito