Festival Aurora Instrumental faz edição dedicada às mulheres, no Eufrásio Barbosa
Temporada conta com sequência de oito concertos femininos no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda
Dedicada às mulheres, “O som que NELAS Habita” é o nome da nova temporada musical realizada pelo Festival Aurora Instrumental. O evento, contemplado pela seleção pública do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, engloba uma sequência de oito concertos femininos divididos em quatro dias, começando nessa quinta-feira (24), que acontecem no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda.
Desde 2018, o circuito Aurora é um palco de expressão da diversidade, tradição e renovação da música instrumental. Ganhou esse nome devido a tradicional rua do Centro do Recife, endereço do Teatro Arraial Ariano Suassuna, local onde ocorreram todos os 20 espetáculos musicais da primeira edição do circuito. Mais uma vez, o festival mantém sua tradição de representatividade e prepara uma programação liderada por mulheres.
“São poucos os espaços dados às mulheres, sobretudo, quando pertencentes a grupos étnico-raciais entendidos como minorias. Acompanhando estas mudanças, sugerimos um maior enfoque das produções das mulheres instrumentistas do Estado, potencializando a diversidade musical destas artistas”, comenta a curadora, Laís de Assis.
O diretor artístico e percussionista, Gilú Amaral, também expressa seus motivos na idealização do Aurora: “Precisamos repensar por que as mulheres estão fora deste mercado musical, ou os motivos para estarem em menor quantidade. É também uma questão política”.
Leia também
• Morre o cantor e compositor Erasmo Carlos, aos 81 anos de idade, no Rio de Janeiro; acompanhe a cobertura
• Feira Miolos(s) reúne editoras independentes no Mercado Eufrásio Barbosa; confira a programação
• 29º Janeiro de Grandes Espetáculos anuncia programação de Teatro, Circo, Música e Dança
O show de abertura fica por conta da trombonista Neris Rodrigues, graduada em Música pela UFPE, e a rabequeira e violinista Aglaia Costa integrante da Orquestra Sinfônica do Recife por mais de 30 anos. A olindense no instrumento de sopro assume influências afro-indígenas e latino-americanas, ao lado de programações sonoras eletrônicas e da improvisação. No repertório, coco, baião e choro são reinventados pela artista, que já tocou com Johnny Hooker, Banda Clave de Fá e o sambista Jorge Riba.
Também presentes na programação, além de Neris e Aglaia; está Ingrid Guerra, que faz sua estreia como atração principal, ao lado de Lígia Fernandes (violão e guitarra) e Diôgo Do Monte (percussão); seguido do Desdobrado Trio, liderado pela violeira Raquel Paz; a rabeca de Renata Rosa, de São Paulo, acompanhada da guitarra da garanhuense Lígia; entre outras.
Programação:
Dia 24/11: Neris Rodrigues e Aglaia Costa
Dia 25/11: Ingrid Guerra e Desdobrado Trio
Dia 26/11: Lígia Fernandes e Renata Rosa
Dia 27/11: Vitória do Pife e Negadeza
Serviço:
Festival Aurora Instrumental – O Som que NELAS Habita.
Quando: Quinta-feira (24) a domingo (26), às 19h; e domingo às 17h,
Onde:Teatro Fernando Santa Cruz, Mercado Eufrásio Barbosa, Av. Joaquim Nabuco, Varadouro, Olinda-PE). Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), na bilheteria (abre 1 hora antes do show) e no Sympla
Intagram: @festivalaurorainstrumental