Festival celebra a mulher negra da Mata Norte de Pernambuco
"Celebração da Consciência Negra" ganha formato online com programação de música, rodas de conversa e vídeo-aulas
Até a próxima quarta-feira (5) a importância da mulher negra ganha reforço na 13º edição do Festival Celebração da Consciência Negra, com transmissão no canal do YouTube do Museu Poço Comprido com shows, rodas de diálogo e vídeos-aulas em formato online e com acesso gratuito.
Realizado pelo Ponto de Cultura e do Museu Comunitário Poço Comprido, do município de Vicência, Mata Norte do Estado, o evento tem início a partir das 20h e contará na programação com apresentações artísticas de Coco de Fulô (Nazaré da Mata), Maracatu Leão Coroado (Buenos Aires) e Maciel Salú (Olinda), entre outras atrações.
Leia também
• Amaro Freitas abre programação da semana do #EmCasaComSesc
• Zé Alexanddre é campeão do The Voice +; pernambucano Geraldo Maia não avançou para votação popular
• Cinemateca Pernambucana promove Mostra Ciclo do Recife
Na grade de programação, vídeos-aulas com danças afro-brasileiras é um dos destaques de amanhã. Na ocasião, movimentos e expressão corporal vão explorar os ritmos maculelê, afro e afoxé – cujas marcações foram gravadas na Moita do Engenho Poço Comprido, zona rural de Vicência, remanescente do século XVIII em Pernambuco, com tombamento federal pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – serão apresentados por Juçara, dançarina popular que se alia aos músicos Nino Alves e Nino Sousa.
Na quarta-feira (7), derradeiro dia do festival – que conta com incentivo da Lei Aldir Blanc - a roda de diálogo “Mulheres: força, garra e determinação habitam em nós”, registra no encontro um olhar sobre a atuação das mulheres negras, trabalhadoras rurais e autônomas, que seguem na luta pela preservação das memórias, cultura e identidade de suas tradições.
Seis mulheres participam do bate-papo, que reúne falas da produtora cultural e professora Joana D'Arc Ribeiro. A Mestra Mazer e a Mestra Cosminha, especialistas na criação com fibra da bananeira, de artesanatos feitos à mão com chapéu, sandália, bolsas, entre outros acessórios.
Serviço
13º Festival Celebração da Consciência Negra, até quarta-feira (7)
A partir das 20h no canal do Youtube do Museu Poço Comprido ( encurtador.com.br/guy09)