VIRTUAL

Festival Coquetel Molotov.EXE inicia edição virtual a partir desta quarta-feira

Serão duas semanas de conversas, capacitação e shows de artistas locais, nacionais e internacionais

Benke Ferraz e Letrux, dois dos participantes da edição virtual do MolotovBenke Ferraz e Letrux, dois dos participantes da edição virtual do Molotov - Foto: Divulgação

Sem uma perspectiva clara do surgimento de uma vacina contra o novo coronavírus e com a adoção de novas medidas sanitárias, o futuro dos grandes festivais de música segue sem definição. Contudo, o momento pode ser benéfico para repensar as produções, o futuro da música e a própria conexão dos circuitos com o público. É neste sentido que o Festival Coquetel Molotov.Exe dá início à sua primeira programação virtual, a partir desta quarta-feira (1), com duas semanas de conversas, capacitação e shows de artistas locais, nacionais e internacionais. O evento vai até o dia 11 de julho, com uma programação musical e de performances em palcos diferentes.

Nas oficinas desta edição, que serão realizadas na plataforma ZOOM através do acesso do Sympla Streaming, o festival tocará em assuntos culturais, como meios de produção de baixo custo, processos artísticos e criação de identidades e subjetividade, através da maquiagem, dança, do feminismo e cultura pop. As atividades e masterclasses serão conduzidas por artistas e outros profissionais envolvidos com a música. Nomes como as cantoras Letrux e Linn da Quebrada conduzirão debates e discussões que envolvem a música e assuntos de interesse público.

O produtor musical Benke Ferraz, do grupo goiano Boogarins, inaugura a programação do Coquetel Molotov.Exe com a aula “Oficina de produção musical a baixo custo”. “A oficina é destinada a todo mundo mesmo. Como será a primeira vez que faço essa oficina on-line, com um número muito maior de participantes (já temos 210 inscritos), estou selecionando áudios de produções minhas e também trechos de composições alheias para a partir disso começar a montar canções, buscando um novo sentido para esse exercício de se gravar com equipamentos simples ou simplesmente compor uma música inspirado em um sample de seu artista favorito.”, enfatiza o produtor, com oficina programada às 15h.

Embora a temática seja aprofundada com a pandemia e a produção de música à distância, essa nova forma de fazer a arte já vinha sendo transformada com as redes sociais. “Produzir algo à distância virou pauta universal, mas sempre rolou isso.. tanto de maneira amadora, com os influencers e aspirantes fazendo seus covers voz e violão ou artistas que produzem com músicos que estão em outras cidades, países. Há muito já vivemos em um mundo digital imersivo, dominado ainda por redes sociais que instigam a vaidade e a ansiedade ao extremo, mas essa impossibilidade de ser músico em um ambiente real, do modo como estamos acostumados pode fazer os músicos menos marketeiros questionar a data de validade desse oficio.”, explica Benke Ferraz.

Politização da música

Além da própria produção musical, o festival busca trazer debates em torno de temas contemporâneos. Na sexta-feira (03), Taissa Machado traz a Afrofunk, oficina voltada para mulheres, sob uma perspectiva cultural afrocarioca. Ela aborda desde pesquisa técnicas para soltar o quadril a conscientização sobre a relação direta desses movimentos com a história da diáspora africana, chegando até o Brasil de 2020. 

Quarta-feira (01/07)


Cápsulas de bem-estar [IGTV]
15h às 17h30: Oficina de produção musical a baixo custo com Benke Ferraz (Boogarins) [Sympla Streaming via ZOOM]
20h às 21h: Call Center com Letrux e DJ Miss Tacacá [Sympla Streaming via ZOOM]

Quinta-feira (02/07)


 - 19h às 20h: Oficina de maquiagem criativa com Alma Negrot [Sympla Streaming via ZOOM]

Sexta-feira (03/07)


- Petiscos com Cerveja pelo chef Lucas Muniz (Cobra) [IGTV]
- 15h às 17h30: Oficina de produção musical a baixo custo com Benke Ferraz (Boogarins) [Sympla Streaming via ZOOM]
- 20h às 21h: Oficina de Afrofunk com Taísa Machado [Sympla Streaming via ZOOM]

Sábado (04/07)


- Festa surpresa [Sympla Streaming via ZOOM]

 

SERVIÇO:

 

FESTIVAL COQUETEL MOLOTOV.EXE ABRE PROGRAMAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA COM OFICINAS E MASTERCLASSES GRATUITAS


Ingressos - R$ 5,00 revertido para a Cooperativa Palha de Arroz: https://linktr.ee/noarcm

Veja também

Pernambucana Luana Cavalcante vence o Miss Universo Brasil 2024
PERNAMBUCO NO TOPO

Pernambucana Luana Cavalcante vence o Miss Universo Brasil 2024

Peça que Arlete Salles traz ao Recife aborda o amor na terceira idade
TEATRO

Peça que Arlete Salles traz ao Recife aborda o amor na terceira idade

Newsletter