Festival da Inteligência Coletiva promove oficinas, palestras e debates
Iniciativa que discute o fazer cultural coletivo conta com programação virtual, a partir de 31 de março
Com foco no fazer cultural a partir da perspectiva da coletividade, o Festival da Inteligência Coletiva (FINCO) ganha sua primeira edição. Idealizada pela CEÇA - Laboratório Colaborativo, a iniciativa promove três dias de oficinas, palestras e rodas de conversas, desta terça-feira (30) até 1º de abril.
A programação será realizada de forma online, com palestras e bate-papos transmitidos através do YouTube. As discussões vão girar em torno de três eixos temáticos: acessibilidade, comunicação e redes coletivas.
Entre os participantes, estão nomes que se destacam em diversas frentes da cena cultural pernambucana. A produtora e jornalista Lenne Ferreira, por exemplo, conversa com a poeta Flora Rodrigues e o DJ Big, no dia 31. Já o Cabueta Cultural, personagem influenciador digital, comanda uma palestra no mesmo dia.
Leia também
• MIMO Festival inicia programação on-line nesta sexta com atrações pernambucanas em destaque
• "É Tudo Verdade": Festival volta com edição virtual e documentários sobre a pandemia
• Concertos do Festival Virtuosi debutam em novo formato nesta sexta (19)
No caso das oficinas, é preciso realizar inscrição prévia a partir do formulário disponibilizado nas redes da CEÇA (@ceca.cc). Elas serão realizadas via Zoom, das 9h às 12h. O FINCO conta com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco na sua execução.
Programação completa:
Dia 30 de março
9h às 12h - Oficina Atitudes Acessíveis para Projetos Culturais, com Andreza Nóbrega
16h às 17h30 - Palestra com Clarice Fraga sobre Acessibilidade na Produção Cultural
20h às 21h30 - Mesa redonda Desafios e Oportunidades para a Inclusão Cultural da Pessoa com Deficiência com Marcelo Zig (Quilombo PCD), Batman (Batuqueiros do Silêncio) e Milton Carvalho (mediação)
Dia 31 de março
9h às 12h - Oficina Giros Sankofa: Quem veio antes do ovo e da ave? Confluências para uma comunicação espiral contra hegemônica com Ômega Ribeiro (Coletivo Bagaço)
16h às 17h30 - Palestra Cabueta Cultural: Uma Jornada Rumo a Valorização da Produção Pernambucana e Celebração de sua diversidade com Cabueta Cultural
20h às 21h30 - Mesa Redonda “A Comunicação na Construção de Narrativas e Saberes Culturais” com DJ Big, Flora Rodrigues e Lenne Ferreira (mediação)
Dia 1º de abril
9h às 12h - Oficina Kit de Ferramentas para uma Cultura Colaborativa com Brisa Angélica e Léo Compasso
16h às 17h30 - Palestra “A Importância da Rede na Construção de Experiências Criativas” com Larissa Almeida
20h às 21h30 - Mesa Redonda “Se Organizando para Desorganizar” com Mãe Beth de Oxum, Filipe Thales e Arthur Braga (mediação)