Logo Folha de Pernambuco
Cultura

Festival de Animação de Jaboatão apresenta programação de cinema, teatro e manipulação de bonecos

Programação acontece entre os dias 25 de março e 12 de abril com apresentações artísticas, mostra de cinema de stop motion, oficinas e palestras

Arte do Bonequeiro Zé Paulino está entre os destaques da programação do Festival de Animação de JaboatãoArte do Bonequeiro Zé Paulino está entre os destaques da programação do Festival de Animação de Jaboatão - Foto: Marlon Diego/Divulgação

A primeira edição do Festival de Animação de Jaboatão (Festaj), reverencia a manipulação de bonecos e objetos nas artes cênicas e no cinema, entre os dias 25 de março e 12 de abril, em Jaboatão dos Guararapes.

O evento propõe uma celebração das artes de animação, abordando os processos criativos nas duas linguagens. Na programação, além das apresentações artísticas, haverá cursos de formação, conversas com artistas, oficinas e uma mostra de cinema de stop motion, que explora as diversas técnicas de animação e seus processos de criação.
 

O Festaj foi idealizado para promover a troca de experiências entre profissionais das artes cênicas e do audiovisual, fomentando o debate sobre os processos de manipulação de objetos e personagens.

“O Festaj surgiu para dar visibilidade e fortalecer o campo da animação, tanto no cinema quanto no teatro, abordando como esses dois universos podem se encontrar e compartilhar experiências”, explica Ariele Mendes, idealizadora do projeto.

“Esse festival busca valorizar o trabalho dos artistas de animação, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de saberes, onde todos podem entender melhor o impacto da animação no imaginário coletivo”, complementa.

Programação
A programação começa no dia 25 de março, na Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) Augusto Severo, com a exibição do curta-metragem ‘Eu nunca contei a ninguém’, dirigido por Douglas Duan. Logo após, os alunos poderão participar de uma conversa com o artista, que compartilhará seu processo de criação e as experiências vividas durante a realização do filme de stop motion.

A programação é gratuita e oferece atividades para diversos públicos e faixas etárias. Para mais informações, acesse a página do evento no Instagram (@festaj_).

Oficinas formativas
Entre 31 de março e 4 de abril, a Escola Municipal Vereador Antônio Januário recebe a oficina ‘Minimundo em Cena’, sobre a criação e a manipulação de teatro lambe lambe, onde os alunos irão trabalhar com materiais recicláveis para criar e manipular personagens do teatro lambe lambe.

Já nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de abril, a EREM Augusto Severo oferece a oficina ‘STOP: Laboratório de Animação em Stop Motion’, na qual os alunos poderão explorar essa técnica de animação e criar seus próprios produtos audiovisuais.

Mostra de stop motion
O Cineteatro Samuel Campelo, no dia 8 de abril, exibe o longa ‘Minhocas’, o primeiro longa-metragem brasileiro em stop motion, com direção de Paolo Conti e Arthur Nunes. Já no dia 9 de abril, a programação é mais extensa e, entre outros curtas, o filme 'Nimbus', de Marcos Buccini, é uma das atrações. As exibições começam sempre às 9h30.

Encerramento do Festaj
Entre os dias 10 e 12 de abril, sempre a partir das 15h, o festival encerra as atividades com o Circuito Festinho, com apresentações na Praça Nossa Senhora do Rosário, no centro de Jaboatão dos Guararapes.

Na programação, caixinha de teatro lambe lambe, apresentações de artes cênicas e intervenções culturais, incluindo o espetáculo ‘O Marido Domado’ e a apresentação do conhecido bonequeiro Zé Paulino

Veja também

Newsletter