CINEMA

Festival de Gramado: estreia na direção de Dira Paes e ''Estômago 2'' são destaque do evento

O Festival de Gramado acontece entre os dias 9 e 17 de agosto

''Estômago 2 - O Poderoso Chef'' é um dos filmes na disputa na competição principal do Festival de Gramado''Estômago 2 - O Poderoso Chef'' é um dos filmes na disputa na competição principal do Festival de Gramado - Foto: Divulgação

O Festival de Cinema de Gramado anunciou na manhã desta terça-feira (9), em coletiva de imprensa realizada em Gramado (RS), os sete longas que irão disputar o Troféu Kikito, prêmio principal da tradicional mostra gaúcha. O evento abre no dia 9 de agosto com a exibição, fora de competição, de "Motel Destino", drama de Karim Aïnouz exibido no Festival de Cannes.

A seleção da mostra competitiva traz sete produções inéditas no Brasil, sendo quatro de diretoras mulheres, e contou com curadoria do crítico Marcos Santuario e do ator Caio Blat.

"Barba ensopada de sangue", de Aly Muritiba, "Cidade; Campo", de Juliana Rojas, "Estômago 2 - O Poderoso Chef", de Marcos Jorge, "Filhos do mangue", de Eliane Caffé, "O clube das mulheres de negócios", de Anna Muylaert, "Oeste outra vez", de Erico Rassi, e "Pasárgada", de Dira Paes, são os longas na disputa na competição principal.

— Como atriz, sempre quis viver a experiência de fazer cinema em todas as etapas de criação e sua artesania, começando por uma ideia original. Estar em Gramado como diretora e atriz é relembrar a minha trajetória, foram tantos filmes, tantas emoções e vivenciar uma nova experiência, agora como diretora, faz tudo parecer como se fosse a primeira vez. "Pasárgada" passou por dois importantes laboratórios dos festivais internacionais de Karlovy Vary e Guadalajara, mas estrear em Gramado celebra a brasilidade do nosso filme — comemora Dira Paes, que faz sua estreia como diretora no filme.

Outros destaques da programação são "Cidade; Campo", exibido no último Festival de Berlim, "Barba ensopada de sangue", adaptação de livro de Daniel Galera, "Estômago 2: O poderoso chef", continuação de filme de 2007 estrelado por João Miguel, e "O clube das mulheres de negócios", novo trabalho da realizadora de "Que horas ela volta?".

O evento, que chega a sua 52ª edição em 2024, anunciou ainda que Matheus Nachtergaele irá receber o Troféu Oscarito, em homenagem pelo conjunto de sua obra. O ator de "O auto da Compadecida" se junta a Mariëtte Rissenbeek e Jorge Furtado, que serão homenageados com o Kikito de Cristal e Eduardo Abelin, respectivamente.

Após a experiência de sucesso no ano passado, com o lançamento de "Cangaço novo", o festival voltará a apresentar uma série na programação. Com direção geral de Aly Muritiba, "Cidade de Deus: a luta não para", continuação do clássico filme de Fernando Meirelles, terá seu primeiro episódio exibido no evento, em première de gala no Palácio dos Festivais.

Também fora de competição, o Festival de Gramado irá exibir "Virgínia e Adelaide", novo filme de Jorge Furtado e Yasmin Thayná, estrelado por Gabriela Correa e Sophie Charlotte.

O festival acontece entre os dias 9 e 17 de agosto.

Veja também

Camila Moura chora no reality ''A Fazenda'' ao falar de Lucas Buda
reality show

Camila Moura chora no reality ''A Fazenda'' ao falar de Lucas Buda

Panela do Jazz retorna com Quinteto Violado, Gilú, Laís de Assis e 10h de programação; confira
Música

Evento gratuito no Recife, Panela do Jazz terá 10 horas de programação; confira

Newsletter