Logo Folha de Pernambuco

Agreste

Tradicional Festival de Jericos de Panelas ocorre neste feriadão do Dia do Trabalhador

Evento está em sua 49ª edição

Festival de Jericos de PanelasFestival de Jericos de Panelas - Foto: divulgação

Tradicional festa popular de Panelas, no Agreste de Pernambuco, o Festival Nacional de Jericos acontece neste fim de semana de feriadão do Dia do Trabalhador.

O evento, que está em 49ª edição na cidade com cerca de 26 mil habitantes, reúne shows, missa e corrida de jericos, além do concurso de fantasia do animal.

Nesta edição, o festival passa a ter novo status: agora integra o Calendário Oficial de Evetnos e Datas Comemorativas de Pernambuco. A proposição, de autoria do deputado Sileno Guedes (PSB), foi aprovada nessa quarta-feira (26) pela Assembleia Legislativa de Pernambuco e vai agora para sanção da governadora.

A abertura do festival é na sexta-feira (28), com shows Orquestra Flor de Lís e Cleoman. No dia seguinte, às 14h, está prevista a corrida de jericos “esquenta casco” . O evento reúne somente competidores do município e o campeão leva para casa uma motocicleta nova.
 


À noite, a partir das 19h, há desfile pelas ruas da cidade do Bloco Me Leva, com Trio Asas da America e Márcio Duka. Depois a música segue no palco, com shows com Wallas Arraes e a Banda Mamelucos a partir das xxxx.

No domingo (30), há a Missa do Vaqueiro, em Homenagem a Luiz Gonzaga, com a participação do poeta Oliveira de Panelas - a concentração começa às 14h. Os cavaleiros e amazonas vão concorrer a uma moto 0k. Mais tarde, à noite, tem shows de Alcymar Monteiro e Taty Girl.

No feriado de 1º de Maio, já de madrugada, às 2h, tem o Amanhecer do Festival, na Sociedade Esportiva Panelense, seguido, às 6h, com o munguzá do turista, e, às 8h, com missa em ação de graças ao trabalhador. A festividade segue com shows folclóricos e Concurso de Jericos Fantasiados.

Ao meio-dia, estão previstos show com Nordestinos do Forró e Daniel Golveia. Já às 15h, acontece a Tradicional Corrida de Jericos, para competidores de todo Brasil - o campeão, além de uma moto 0 km, ganha R$ 10 mil. Para encerrar a festa, há shows com Solange Almeida, Mano Walter e Pedrinho Pegação.

O evento foi criado em 1973 com o objetivo de alertar as autoridades sobre a matança do animal, que tinha sua carne usada na produção de charque e o risco de extinão da especie.

Veja também

Newsletter