Festival

Música Tronxa: festival terá Henrique Albino Quarteto e Amaro Freitas no Teatro do Parque

Festival acontece nesta quarta (9) e quinta (10), e conta também com apresentação de Surama Ramos; filme "Pi de Pífano" com a Banda de Pífanos de Caruaru também integra programação

Pianista pernambucano Amaro FreitasPianista pernambucano Amaro Freitas - Foto: Reprodução/Instagram

Vai ter afro-jazz e vai ter também música de concerto e música do mundo na 1ª edição do Festival da Música Tronxa, nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10) no Teatro do Parque, área central do Recife.

No palco, a sonoridade pernambucana de Amaro Freitas, Surama Ramos e do multi-instrumentista, compositor, arranjador pesquisador e produtor musical Henrique Albino – idealizador do festival a partir do conceito criado por ele, de buscar na representação da música elementos complexos e desafiadores.

O evento, que tem como foco a música pós-moderna pernambucana e todas as suas influências, está com ingressos disponíveis (e gratuitos) que podem ser adquiridos via Sympla ou retirados uma hora antes das apresentações na bilheteria do local.
 

Leia também

• Relatório do Ecad sobre mulheres na música revela desigualdade de gênero

• Chico César e Laila Garin lançam trilha sonora do musical 'Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa'

• Henrique Albino lança 'Música Tronxa', seu primeiro álbum




Na quarta-feira os shows têm início às 19h e na quinta-feira às 17h. É necessário, para acesso ao teatro, a apresentação do comprovante de vacina e uso de máscara.

Tronxa com “X” 
Produzido por Guilherme Jacobsen, sob incentivo da Lei Aldir Blanc, Fundarpe, Secretaria de Cultura do Recife, Ministério do Turismo e Governo Federal, o Festival da Música Tronxa, com “X”, segundo Albino, “é toda música que desafia quem compõe, quem interpreta e quem ouve”, como música que busca alçar voos que levam a tríade do público/ interprete/compositor a trabalharem juntos na criação de novas sensações e formas de se fazer música. 

Ainda para Albino, o troncho com “CH” dá a idéia de algo sendo feito de qualquer jeito, mas com “X” “é algo pensado para que se tenha um impacto profundo a partir da estranheza e da surpresa”. E as “estranhezas e surpresas” começam no primeiro dia do festival, com a estreia de “Pi de Pífano – Banda de Pífanos de Caruaru e Henrique Albino e o Grupo”.

Programação
Idealizado pelo multinstrumentista pernambucano, o filme foi gravado em 2018 e tem a participação de Albino no saxofone, flauta e pífano. Como arranjador, ele também atua junto a Amaro Freitas (piano), Gilú Amaral (percussão), Alex Santana (tuba) e Hugo Medeiros (bateria). 

Do outro lado o mestre Sebastião Biano comanda a Banda de Pífanos de Caruaru - na época da gravação ele estava com 99 anos e atualmente, aos 103 anos, verá sua obra lançada ao lado de Junior Kaboclo (pífano) e sua família: João Biano (zabumba), Zé Biano (pratos de choque), Amaro Biano (surdinho) e Gilberto Biano (caixa), em memória. 

O DVD conta ainda com a participação especial da cantora, Surama Ramos que interpreta as canções “Frevo Danado” e Pipoca Moderna, gravada pela Banda de Pífanos e lançada em 1972, no disco “Expresso 2222”, de Gilberto Gil e que posteriormente foi letrada por Caetano Veloso e lançada em Jóia, de 1975.

Já na quinta-feira a programação segue com a segunda exibição do filme para depois iniciar as apresentações dos grupos musicais convidados do Festival. Surama Ramos abre o palco com seu quinteto de câmara feminino formado por Maíra Macêdo (cavaquinho de 5 cordas), Moema Macêdo (bandolim de 10 cordas), Raquel Paz (viola de arco) e Karol Maciel (sanfona).  

O pianista Amaro Freitas vem em seguida e na sequência o grupo Henrique Albino Quarteto entra tocando música pernambucana tronxa com as composições do seu primeiro álbum lançado em 2021  intitulado “Música Tronxa”. 

Ao final das apresentações de cada grupo, os artistas farão uma jam apoteótica e o DVD “Pí de Pífano” estará disponível para venda no local ao valor de R$ 30. O público interessado em contribuir com os custos extras obtidos com a realização do Festival, também poderá adquirir camisas e ecobags produzidas para o evento. 

Serviço 
1ª edição do Festival da Música Tronxa
Quarta-feira (9), às 19h 

Sessão "Pi de Pífano", filme da Banda de Pífano de Caruaru com Henrique Albino e Grupo (duração aproximada 50 minutos) 

Quinta-feira (10), às 17h

17h - Segunda sessão "Pi de Pífano"

18h30 - Abertura do Festival

18h45 - Show de Surama Ramos

19h30 - Show de Amaro Freitas

20h15 - Show de Henrique Albino Quarteto

21h - Apoteose do Festival – Jam com Artistas da Música Tronxa

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter