Teatro

Festival de Teatro do Agreste acontece em setembro, no Recife e em Caruaru

De sexta-feira (16) até o dia 30 de setembro, evento promove apresentações de artes cênicas, música, e ações formativas

Espetáculo Stabat Mater, de Janaína Leite é um dos participantes do FestivalEspetáculo Stabat Mater, de Janaína Leite é um dos participantes do Festival - Foto: André Cherri / Divulgação

Apostando em promover a coletividade das artes cênicas produzidas em Pernambuco, do Interior à Capital, o Feteag - Festival de Teatro do Agreste (Fetag) realiza sua 31ª edição, entre da próxima sexta-feira (16) a 30 de setembro, no Recife e em Caruaru, A programação reúne obras locais, nacionais e internacionais, além de atividades formativas.

O Festival, que tem há 41 anos de existência se coloca nesta nova edição em contraponto com o que consideram "um cenário de ataques à diversidade, à liberdade, à educação e à cultura, a atuação e resistência dos artistas e fazedores de cultura tem papel ainda mais fundamental", diz o material de divulgação.

"Tomando como referência o livro 'A Sobrevivência dos Vaga-lumes', do filósofo francês Georges Didi-Huberman, o FETEAG 2022 propõe uma reflexão sobre como, a despeito das tentativas de apagamento/extinção por agentes externos, a resiliência de grupos e ideias é capaz de pavimentar novos caminhos e formas de existência. Na curadoria deste ano estão reunidos trabalhos que investigam questões sociais, identitárias, políticas e afetivas. São obras que utilizam o teatro, a dança, performance, circo e outras linguagens artísticas para colocar em destaque a própria natureza humana", prossegue o texto sobre o evento.

Atrações
Entre os participantes desta edição estão Yael Karavan (Israel) e Rita Vilhena (Portugal), que apresentam "Pela Nossa Pele"; o Grupo Magiluth (Recife), com "Luiz Lua Gonzaga" e "Estudo Nº1: Morte e Vida"; Janaína Leite (São Paulo), com "Stabat Mater"; Trupe Veja Bem Meu Bem (Caruaru), com "Poeta Preto"; Grupo São Gens (Recife), com "Narrativas Encontradas Numa Garrafa PET na Beira da Maré"; e Cia REC (Rio de Janeiro), com "Lavagem". Odília Nunes (Afogados da Ingazeira), com "Decripolou Totepou"; Teatro Agridoce (Recife), com "Trans(passar)"; Gabriela Holanda (Olinda), com "Sopro D'Água"; Coletivo FusCirco (Fortaleza), com "A Risita", e o músico Rubi (Brasília), com o show "Nem Toda Pausa É Espera" completam a programação.

Formações
Além dos espetáculos, o FETEAG 2022 oferece duas atividades formativas. No dia 22, a diretora, atriz e dramaturga Janaína Leite participa da conversa "Conexões entre teatro e pesquisa", com mediação dos professores Luís Reis e Virginia Maria Schabbach. O encontro acontece das 14h às 15h, no Teatro Milton Baccarelli (Centro de Artes e Comunicação da UFPE), com acesso livre. 

Em Caruaru, Odília Nunes ministra a oficina "Corpos brincantes - pensando a comicidade", de 26 a 30 de setembro, no Teatro João Lyra Filho. A oficina foca na prática e criação de cenas, a partir da experimentação de repertórios vivenciados pela orientadora. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Sobre o Festival
Fundado em 1981, por Fabio Pascoal, que atua também como curador e produtor executivo do projeto, o FETEAG - Festival de Teatro do Agreste surgiu com o objetivo de ampliar as ações formativas desenvolvidas pelo grupo Teatro Experimental de Arte (TEA) e, desde então, já apresentou, em suas  versões presenciais e virtuais, mais de mil espetáculos, entre produções locais, nacionais e internacionais, reunindo um público total de mais de 200 mil pessoas. 

O FETEAG 2022 é uma realização do Teatro Experimental de Arte (TEA) e conta com incentivo do Funcultura e apoio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Fundação de Cultura de Caruaru e SESC PE. 

Este festival integra a Cena Expandida, articulação que reúne o Cena Cumplicidades - Festival Internacional de Artes da Cena, o FETEAG - Festival de Teatro do Agreste; o FETED - Festival Estudantil de Teatro e Dança, o Reside - Festival Internacional de Teatro de PE, e o Transborda - as linguagens da cena, do SESC PE. Para mais informações sobre a iniciativa, acesse as redes sociais (@cenaexpendidarec).

Serviço:

FETEAG 2022 - Festival de Teatro do Agreste

De 16 a 30 de setembro, no Recife e em Caruaru

Informações: feteag.com.br e [email protected]
Redes sociais: Instagram (@feteag) e Facebook (/feteag)

 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter